Consolidada no mercado de turismo e viagens, a WTM Latin America, principal evento mundial para o setor na América Latina realizou, em abril, sua sexta edição na capital paulista. O evento, que atraiu quase 12 mil visitas da indústria do turismo de 50 países e cerca de 600 expositores, foi uma oportunidade única de realizar networking, fechar negócios e expandir conhecimento.
Entre as novidades, a sexta edição inovou ao apresentar um novo modelo de relacionamento direto com operadoras de turismo do Brasil. O evento contou com a participação de 42 operadoras, 26 delas na Tour Operators Area, espaço reservado às empresas brasileiras, e 16 nacionais e internacionais ocupando estandes dos Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte.
O sucesso do formato apresentado é o grande motivador para, em apenas pouco tempo depois de finalizada a edição, várias operadoras participantes já sinalizem interesse na WTM Latin America 2019. São os casos da R11 Travel, Grou Turismo e Schultz.
Segundo Renata Maida Freire, gerente geral da Grou Tourismo de Portugal, a participação na WTM Latin America 2018 foi muito positiva. “Sentimos que o destino Portugal está em alta e a nossa recente presença na região fez com que alcançássemos um ótimo resultado comercial”, diz, complementando que “a boa localização no pavilhão, sem dúvida, contribuiu para a quantidade de abordagem feitas com nossa equipe durante os três dias de evento. Estarmos em 2019 potencializará ainda mais nossos negócios.”
Ana Santana, diretora geral da Schultz também comemora esta edição. “Participamos da WTM Latin America 2018 com estande próprio na Tour Operator Area e o resultado que obtivemos foi muito bom; tanto que estamos interessados em participar da edição do próximo ano”, afirma.
A presença de diversos perfis de operadoras contribuiu para a realização de negócios durante os dias de evento, conectando compradores (buyers) do Brasil, América Latina e de todo o mundo.
Para Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel, distribuidora exclusiva das companhias Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Azamara Club Cruises e Pullmantur Cruzeiros no Brasil, a participação da empresa no evento foi bastante produtiva. “A WTM Latin America já faz parte do calendário do mercado de turismo no Brasil e, como tal, reúne os principais profissionais e empresas de todo o País. Essa abrangência geográfica nos gerou dezenas de oportunidades de novos negócios e nos permitiu iniciar relacionamento comercial com agências interessadas em começar a comercializar cruzeiros marítimos, que buscavam informações dos benefícios de trabalhar com a R11 Travel”, destaca Amaral.
Confiantes no mercado latino-americano e com expectativa de aquecimento do segmento de turismo, além das operadoras, empresas como a Omnibees, companhia de distribuição e marketing hoteleiro, e diversos destinos também já manifestaram interesse em retornar na edição 2019, confirmada para acontecer entre os dias 2 e 4 de abril do próximo ano, na cidade de São Paulo.
Para Paulo Salvador, COO Global da Omnibees participar da WTM Latin America 2018 representou para a empresa um novo marco. “Nossas ambições de crescimento na América Latina, e transformação da indústria por meio dos treinamentos do Omnibees Academy, só podem ser alcançadas com parcerias regionais fortes. Para isso, acreditamos e contamos muito com esse grande evento que se torna – a cada ano – o maior ponto de encontro do trade turístico latino-americano”, afirma Salvador.
Em relação a alguns dos destinos interessados em regressar ao evento em 2019, estão Paraty (RJ) e Bariloche.
Para Gabriel Ramos Costa, secretário de turismo de Paraty, a participação do destino na WTM Latin America foi extremamente bem-sucedida. “Tivemos a oportunidade de fazer contatos com muitos Buyers e influencers, durante as sessões de Speed Networking, o que nos possibilitou debater as principais tendências do mercado da América Latina e, também, da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá. Esperamos participar da próxima edição para dar continuidade ao trabalho que estruturamos para curto e médio prazo, além de fortalecer o posicionamento de Paraty como destino”, comenta Costa.
Outro destino que já confirmou sua participação em 2019, foi Bariloche. Por meio do Emprotur (Ente Mixto de Promoção Turística de Bariloche), a cidade argentina aproveita o evento para lançar sua temporada de inverno. “Durante a WTM Latin America temos a oportunidade de nos reunir com nossos parceiros do Brasil, anunciar novidades para a imprensa especializada, além de fazer ativações para o público final. E esse momento é muito importante para incentivar os turistas brasileiros a nos visitar”, diz Diego Piquin, diretor executivo do EMPROTUR.
Para Luciane Leite, diretora da WTM Latin America, desde sua primeira edição em 2013, a WTM Latin America fornece investimentos substanciais e suporte para garantir que seus clientes tenham uma plataforma para construir seus negócios na América Latina e em todo o mundo. “O novo formato tornou a participação das operadoras de turismo no evento mais independente, agradou expositores e visitantes, potencializou os resultados. O interesse dos expositores em participar da edição 2019, nos deixa muito animados e reforça ainda mais o sucesso que a WTM Latin America tem conquistado mundialmente no segmento turístico ao longo desses anos.”
A sétima edição da WTM Latin America continuará com o foco na geração de negócios para as centenas de players nacionais e internacionais que integram a agenda do evento. Os interessados em participar como expositor devem acessar o link e preencher o formulário: http://latinamerica.wtm.com/pt-br/Formularios/Solicitacao-de-Estande/