Xabier Basañez, Diretor Geral do Bilbao Exhibition Centre (BEC), foi reeleito por unanimidade para presidir a Associação de Feiras Espanholas (AFE) pelos próximos quatro anos.
Basañez agradeceu aos membros da associação pela confiança e expressou sua intenção de transmitir à sociedade a importância do setor de feiras como motor de atividade econômica para cada um dos setores em que atuam, e de trabalhar coletivamente para enfrentar os desafios futuros.
Ele também defendeu o crescimento da associação com novos membros e o fortalecimento das relações com outras associações afins, como a APCE (Associação de Palácios de Congressos de Espanha) e a AFIDA (Associação Internacional de Feiras da América).
“Não posso deixar de agradecer o apoio dos membros da associação ao respaldar minha reeleição em um momento de intensa atividade e boas perspectivas para as feiras comerciais na Espanha”, afirmou.
“Deixamos para trás alguns anos recentes complicados para registrar resultados e indicadores em ascensão. Não é à toa que contamos com o envolvimento indiscutível das empresas, profissionais e público, que continuam vendo nas feiras as melhores ferramentas de comunicação e encontro para os negócios”, completou.
Na Assembleia Geral Ordinária foram analisadas as atividades e eventos mais relevantes de 2023, assim como o encerramento contábil, e foi aprovado o orçamento de receitas e despesas para o presente exercício econômico.
A reeleição de Xabier Basañez como Presidente também implica a nomeação e ratificação pela Assembleia Geral dos demais membros da Junta Diretiva, cujos cargos foram majoritariamente mantidos.
A função de Tesoureiro será novamente assumida por Antonio Miras, Diretor Gerente da IFEPA, Palácio de Feiras e Exposições da Região de Múrcia, e haverá mais onze membros no total.
As entidades de feiras com representação na Junta Diretiva incluem Barcelona, Bilbao, Don Benito, Elche, Gijón, Las Palmas, Madrid, Málaga, Sevilha, Torre Pacheco, Valência, Valladolid e Zaragoza.
A nomeação também reflete o apoio dos membros à gestão realizada nos últimos anos e aos planos futuros traçados pelas diferentes comissões de trabalho (Formação, Estudos e Estatísticas, Comunicação e Marketing, Digitalização, Compras e Recursos Humanos, Qualidade e Prevenção), que são elementos fundamentais para o funcionamento da AFE.
Basañez anunciou a criação de uma nova comissão dedicada à sustentabilidade que será formada em breve.
A Associação de Feiras Espanholas, fundada em 1964, atualmente conta com 34 membros, cuja atividade representa 90% do setor de feiras espanhol.
A Espanha é um dos principais países em feiras na Europa, juntamente com Alemanha, França, Itália e Reino Unido.