Por Tonico Senra
• Aposto que o pagamento das parcelas do financiamento da nova casa de Flavio Bolsonaro, comprada em Brasília será em dinheiro trazido pelo “boy de luxo” Fabricio Queiróz em ritmo delivery. Não me assustaria se o tal estafeta tiver um emprego no Planalto como assessor da presidência por relevantes trabalhos prestados.
• A autora, jornalista e escritora Agnés Poirer, parisiense que vive em Londres assumiu o desafio de escrever a história de Notre Dame de Paris, destruída em um incêndio de proporções gigantescas em 2019. No período revolucionário ela teve sinos e peças de bronze derretidas e nem o pináculo de século 15 resistiu. Ela é, segunda a autora, a própria história da França.
• A Sociedade Hípica Paulista sofre um drama insolúvel a vários séculos e ninguém de todas as diretorias que passaram conseguiu resolver: o fatídico e abusivo IPTU. Advogados espertalhões foram contratados em todos esses anos e nada resolveram, puseram os honorários nos bolsos e ficou por isso mesmo, sobrando para o sócio os pagamentos indevidos, cobrado por áreas indevidas. Sem contar que outros clubes, não pagam nada para esses agiotas do cotidiano calhordas que buscam arrecadações beneméritas de bons e alienados samaritanos. Até quando vamos aguentar este absurdo ?
• Quando o ministro Paulo Guedes, o nosso “o Encosto” Ipiranga afirmou que o Brasil ia surpreender o mundo, não acreditei. Mas a surpresa chegou com a sua politica econômica errática, deixamos o grupo das dez maiores economias do mundo e somos agora a décima segunda com a possibilidade de cair para a décima quinta posição ainda este ano.
• Estamos sem presidente, sem ministro da Saúde, sem vacinas, sem vagas em hospitais e sem paciência para tanta estupidez…
• Nova parceria do luxo: A idália Brasil (italian design) e a Baccarat, com seus sofisticados produtos que podem ser admirados no show-room da própria Idália Brasil na Al. Gabriel Monteiro da Silva.
• O amigo Caio Turqueto quando soube das restrições impostas em São Paulo, teve uma atitude rápida e precisa: reforçou a adega de vinhos…
• Quer dizer que esses deputados e seu presidente (sic) Arthur Lira foram eleitos para legislar só em causa própria? Imunidades, nepotismo, mordomias, etc.., etc…e tal. De fato só nos resta expulsá-los em 2022.
• Arquivo Morto? A Petrobrás perdeu 25% de seu valor no ano. Rivais viram as ações subirem como a BP, Equinor,Exxon e Shell. A Petrobras foi a que teve o pior desempenho no mercado financeiro.
• A declaração do ministro Pazuello para a Policia Federal, de que o governo não sabia da crise do oxigênio em Manaus não resiste a menor análise, afinal o presidente desde sempre afirmou ter a Abin, vinculada ao GSI, sua fonte prioritária de informações estratégicas. Ora, a covid-19, inimiga número 1 da população, certamente foi monitorada pelo serviço de informações. Definitivamente, falharam…
• A Assembléia Geral Extraordinária para referendar a indicação de Joaquim Silva e Luna como novo presidente da Petrobrás está emperrada em uma exigência básica para o cargo o currículo do general. Para integrar a diretoria executiva, o candidato tem que comprovar dez anos de experiência no setor ou dez anos de cargo semelhante em empresa do mesmo porte, mesmo de outro setor. Avisem o presidente que Silva e Luna nunca atuou no mercado de petróleo e sua primeira incursão no mundo empresarial, depois de quase sete anos na reserva foi na presidência de Itaipu.
• Edição Senac com grife cultural Abram Szajman- Bens Culturais e Direitos Humanos, das autoras Virginia Prado e Sandra Cureau. A obra busca definir a natureza e o alcance dos direitos culturais.
• Relator do caso Flordelis, no bizarro Conselho de Ética da Câmara, Alexandre Leite diz que a deputada será julgada pelo prejuízo causado a imagem da Casa. Piada, a tal Casa deixa muito a desejar e o Conselho É uma encenação barata de um teatro periférico sem platéia…
A usina termoelétrica de Camaçari, um dos principais investimentos da Petrobras na Bahia, e que seria um marco na história da estatal em projetos de energia para o setor industrial, tornou-se um elefante branco, com operações paralisadas, custos milionários e destino incerto. Somente para a construção e compra total da usina, a estatal desembolsou mais de R$500 milhões, em valores corrigidos. Erguida em 2001 ao custo de US$ 60 milhões, com capacidade de gerar 120 megawatts de energia. Já em 2017, porém, a usina movida a geração por gás está completamente inviabilizada