POR TONICO SENRA
- Finalmente, a floresta amazônica será salva. Os países participantes da Cúpula da Amazônia formalizaram o pedido singelo de 200 bilhões de dólares por ano aos países ricos – uma bagatela para salvar o planeta.
- O escritório de advocacia Moraes Pitombo estará patrocinando a exposição de arte do artista Paulo Cravo – radicado em Londres, no mês de outubro. A galeria está em ritmo de aprovação pelo exigente e consagrado artista paulista.
- O secretário de Justiça dos EUA, Merrick Garland, nomeou Davis Weiss como promotor especial para investigar Hunter Biden, filho nocivo do presidente Joe Biden, por envolvimento em negócios ilícitos no exterior. Weiss já investiga Hunter por sonegação e porte ilegal de arma.
- Eufórico e cercado de militantes, com carisma de estrela de rock, Javier Millei assume a liderança das chamadas Primárias Abertas da Argentina. O líder de extrema direita chegou para valer com 70% de aprovação. Nos últimos anos, Milei passou de economista de um conglomerado a figurinha repetida nos debates políticos mais caricatos da TV.
- O governo do presidente Lula bloqueou recursos do Auxílio Gás a dois milhões de famílias podem ficar sem o benefício no final do ano. A esta medida soma-se outra obstrução de verbas que atinge em cheio a base da gestão petista: a tesourada determinada na Esplanada dos Ministérios alcançou também a pasta da Educação, travando o dinheiro previsto para a pasta de Educação básica.
- Acostumado a controlar a vida dos cidadãos, o governo chinês agora se propôs a uma nova missão: afastar os adolescentes dos celulares. A agência reguladora da Internet da China criou regras para ajudar pais e mães a limitar o tempo que os filhos passam online, exigindo que fabricantes de smartphones, aplicativos e lojas ofereçam um modo que possa restrinjir seu uso pelos menores.
- O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, destituiu todos os chefes regionais de recrutamento militar do Exército ucraniano e ordenou a abertura de investigações criminais em razão de suspeitas de recebimento de propina para facilitar a evasão de possíveis convocados.
- Aos 70 anos, Antônio Grosso recorda-se de todos os detalhes dos abusos sofridos na infância por parte de padrecos. Seu testemunho faz parte da investigação que revelou a existência de cerca de 5 mil vítimas dentro da Igreja Católica portuguesa. O Papa que esteve em Portugal, assistiu de perto o protesto da Associação Coração de Jesus, que reúne vítimas de abusos pela Igreja, lamentando que a Jornada Mundial da Juventude não faça referência ao tema. Como é praxe dentro da Igreja, empurram pra debaixo do tapete a sujeira permanente.
- De janeiro a junho de 2023, foram captados R$ 153 bilhões no mercado de capitais brasileiro, uma queda de 35% em relação ao período de 2022. A queda se deve às emissões de renda fixa e de renda variável.