POR TONICO SENRA
- O presidente dos EUA, Joe Biden incluiu a China na lista de principais países produtores de drogas. Em memorando ao Congresso, Biden alega que os precursores químicos para a fabricação de fentamil, um opinóide responsável por uma epidemia de overdoses nos EUA, vem da China.
- O número de imigrantes ilegais que atravessaram o Canal da Mancha, da França para a Inglaterra, bateu novo recorde diário em 2023, segundo os números do governo britânico, um total de 872 pessoas em 15 embarcações cruzaram o canal.
- Daniel Deleu Filho em férias pela cidade de Miami.
- O presidente da França, Emmanoel Macron denunciou que o embaixador francês no Níger foi feito refém pelos golpistas que tomaram o controle do País. Segundo ele, o embaixador Sylvain Itte e vários diplomatas estão sendo mantidos reféns na Embaixada da França em Niamey.
- O presidente da Câmara, Arthur Lira segura há três meses um requerimento de informações da oposição sobre o novo avião presidencial batizado de Aerolulajanja. A aeronave pode custar até R$400 milhões.
- A maior empresa de tecnologia da China, a Hawei, ganhou destaque global como líder em redes sem fio 5G e smartphones antes de se dedicar ao desenvolvimento de chips e inteligência artificial. Mas em 2019, a empresa se tornou um alvo nos EUA quando o governo Trump a colocou em uma lista de companhias proibidas de atuar no País.
- O cineasta Peter Jackson e sua mulher, a produtora Fran Walsh, compraram um terreno na costa da Nova Zelândia para preservar a natureza, impedindo um polêmico projeto imobiliário localizado em Shelly Bay, que era parte de uma base militar e foi alvo de especulação de construtores que pretendiam investir US$298 milhões na construção de um condomínio de 350 apartamentos.
- Interlocutores de Emílio Odebrecht estão convencidos de que o livro escrito por ele sobre a Operação Lava Jato ajudou o folclórico ministro Dias Toffoli a anular provas do acordo de leniência firmado pela empreiteira. Na obra ridícula, Emílio acusa a Operação Lava Jato de tentar destruir a Odebrecht. Na época 77 executivos fizeram delações premiadas e denunciaram um esquema caótico de propinas. Toffoli deve viver no Planeta Zeus…