POR TONICO SENRA
- O Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou em parte o pedido do Bradesco em ação contra as Americanas e marcou para 27 de abril os depoimentos dos CEOs da varejista, sendo o principal o ex-diretor financeiro André Covre. Os depoimentos serão colhidos na sede do Tribunal, no centro de São Paulo.
- Concordo com o mandato de oito anos para ministros do STF. Ninguém é infalível e justamente porque o cargo é vitalício até 75 anos, pode sempre haver aquele ministro menos capacitado com ideias inconsequentes. A Constituição deveria alterar este ponto e a escolha poderia ser de um colegiado do Congresso e do meio jurídico.
- Seis membros da milícia de extrema direita Oath Keepers foram condenados por acusações vinculadas a invasão violenta do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 por apoiadores do ex- presidente Donald Trump. Quatro deles podem pegar até 20 anos de prisão por interromper a sessão de certificação. Dois foram condenados por crimes menores.
- A gestora 3G, do trio de investidores Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, vendeu em oferta na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) 2,2 milhões de ações da Restaurant Brands Internacional (RBI), holding que controla o Burguer King, a rede de cafeteria canadense Tim Hortons e a Popeyes, de fast-food de frangos, operação movimentou US$ 145 milhões.
- Mais flexível e resistente, o protótipo do novo traje espacial que a tripulação da missão Artemis III usará na superfície lunar, foi apresentada com melhorias significativas em relação aos usados no programa Apolo. Prevista para ocorrer até o fim de 2025, a missão Artemis III incluirá a primeira mulher a pisar na Lua. A tripulação deve chegar ao Polo Sul do satélite, onde poderá ser registrada temperatura extrema além de condições hostis. Os novos modelos foram projetados e fabricados pela empresa Axiom Space.
- O Ministério Público Federal do Pará pediu que a Procuradoria–Geral da República acione o STF para impedir a primeira dama Daniela Barbalho assuma como conselheira no Tribunal de Contas do Estado. O nome dela para o cargo vitalício foi aprovado na Assembleia Legislativa. Os procuradores apontam claro e absurdo nepotismo e violações de princípios da administração pública. A mulher de Helder Barbalho terá remuneração bruta de R$35,4 mil. Vergonha escancarada!
- O acordo para a compra do Credit Suisse pelo UBS trouxe algum alívio no mercado financeiro, mas foi incapaz de eliminar por completo as preocupações com a saúde do sistema bancário global. Na Europa e nos Estados unidos, os principais índices acionários fecharam em alta, mas na Ásia, houve queda.
- O Parlamento de Israel aprovou lei que impede a remoção do primeiro-ministro do cargo por corrupção, uma mudança que opositores dizem ter sido feita sob medida para Netanyahu. A aprovação ocorre em meio à controvertida reforma judicial que também pode beneficiar o premier, é ele é alvo de acusações de corrupção e jogou o País em uma intensa crise social, que tem levado milhares de pessoas às ruas todas as semanas.