Home » Turismo de Negócios,Viagens » ITFEM Los Cabos

ITFEM Los Cabos

ITFEM-1-DSTAQUE

Evento reuniu grupo seleto de executivos para conhecer potencial da cidade mexicana para M.I.C.E.
ITFEM-01

O México possui uma invejável capacidade de trabalhar seus destinos turísticos. Ano após ano o país apresenta ao mercado algo novo, que começou lá atrás com Acapulco, passou por Cancun e, nos últimos anos, com novas regiões, como Puerto Vallarta, Riviera Nayarit e Riviera Maya.

Se você, no entanto, quer a exclusividade de um destino Premium e, ao mesmo tempo, ideal para eventos, congressos e incentivos, não pode deixar de conhecer Los Cabos, mais uma das joias mexicanas – até agora praticamente só “descoberta” por norte-americanos. Foi neste local, situado ao Sul da Península da Baixa Califórnia, que o Grupo Radar de Comunicação realizou o seu sétimo International Trade Fairs and Events Meeting (ITFEM). Criado por Octavio Neto, CEO do Grupo Radar, o ITFEM reuniu no início de outubro um seleto grupo de empresários brasileiros que puderam acompanhar como o destino está se preparando para os próximos anos e se tornando cada vez mais um local ideal para o segmento M.I.C.E.

Alejandra Garza Carranza (Conselho de Promoção Turística do México no Brasil); Angelo Derenze (Shopping D&D); Bruna Freitas (AeroMéxico); Carlos Clur (Grupo Eletrolar); Carlos Correa (APAS); Celso Santi (Programasom); Gabriela Baumgart (Cidade Center Norte); Juan Pablo de Vera (Reed Exhibitions); Kito Mansano (Rock Comunicação); Marcelo Barone (Concierge de Viagem); Murilo Reggiani (Vult Cosmética); Nico Prochaska (BEM+ Comunicação Integrada); Paulo Ventura(Expo Center Norte); Romano Pansera (Promovisão); Silvana Torres (Mark Up); Toni Sando (UNEDESTINOS) e Varinia Cantaux (Red Star Brasil) partiram no Boeing 777 da Aeroméxico (apoiadora do evento) rumo à Cidade do México e, de lá, seguiram para San José del Cabo, uma das duas cidades que formam Los Cabos. “Operamos com o 777 e, depois de julho do ano que vem, passaremos a utilizar o 787-900 para fazer esta ligação”, comenta Bruna Freitas, gerente comercial da empresa no Brasil. Entre o tempo de conexão do voo que pousou na Cidade do México e o que partiria para Los Cabos foi possível conhecer e usufruir da hospitalidade da Sala VIP da companhia aérea.

itfem-4

Ao desembarcar e trafegar pelo corredor turístico (cerca de 28km onde estão concentrados os principais hotéis do destino) já é possível perceber que Los Cabos é diferente de tudo o que se pensa sobre o México. Localizado em uma região de deserto, o bege amarelado da terra e a vegetação rasteira e de cactus contrastam com o mar azul de Cortés e o verde dos campos de golfe que permeiam a região. São 14 no total e mais dois em construção.

Em 2013 Los Cabos recebeu o selo de destino virtuoso, algo que temos muito orgulho e que traz uma qualidade como um todo para o destino. Na hotelaria hoje são 5 hotéis virtuosos e, até 2019, a pretensão é que este número aumente para 10”, afirma Fernanda Barone, da Concierge de Viagem, empresa representante do destino de Los Cabos no Brasil e apoiadora do ITFEM.

No Grand Sheraton Hacienda del Mar Golf & Spa Resort, palco do ITFEM, mais surpresas. A começar pela recepção dos convidados com drinks personalizados com as logomarcas das empresas participantes. Outro aspecto que chamou a atenção foi a própria atmosfera do hotel, construído em formato de uma típica fazenda colonial mexicana que contrasta com a sofisticada culinária e com os serviços, que justificam o empreendimento se enquadrar na categoria Grand da rede. “Criamos esta categoria para distinguir os melhores Sheratons do mundo. Hoje, são 34 e três estão na América Latina [Panamá, Rio de Janeiro e Los Cabos]. O que nos distingue são cinco fatores: restaurante e bares signature; arquitetura única; exclusividade do destino; SPA e também a excelência no serviço”, explica Ricardo Iriarte, gerente de Vendas, Turismo e Viagens do Grand Sheraton Hacienda del Mar Golf & Spa Resort.

No primeiro almoço do grupo, o restaurante do hotel ofereceu o melhor da culinária mexicana e, no jantar, outra experiência marcante: noche de mercado. “Esta foi uma ideia do nosso chef, de tirar o buffet do restaurante e transformar uma área aberta como se fosse um mercado, onde cada barraca é uma estação para preparar alguma coisa, seja frutos do mar, sobremesa, uma só de saladas, etc”, explica Renato Mendonça, gerente geral do hotel.

Utilizar as áreas públicas para eventos é apenas uma das opções oferecidas pelo Grand Sheraton Hacienda del Mar Golf, que conta também com um centro de convenções – o maior espaço fechado para eventos de Los Cabos. Restaurantes, piscinas e até mesmo a praia semi-privativa são muito procuradas para a realização de eventos corporativos e, principalmente, casamentos: cerca de 50 são celebrados por ano no empreendimento.

ITFEM-03

Atualmente, o parque hoteleiro de Los Cabos conta com 15 mil habitações, número que irá aumentar em 4 mil até 2018, graças a marcas mundialmente reconhecidas de hotelaria que estão chegando. Serão 25 novidades entre remodelações e novos hotéis, como Hard Rock, Park Hyatt, Four Seasons e Ritz-Carlton.

Deste renovado parque hoteleiro, os executivos puderam conhecer os empreendimentos Hilton Los Cabos, ME Cabo e JW Marriott. Ao contrário de site inspections habituais – que muitas vezes podem se tornar cansativos – os hotéis literalmente abriram suas portas e piscinas, permitindo que os convidados utilizassem suas dependências para que realmente tivessem a sensação de hóspede.

Os participantes do ITFEM puderam conferir que não são só os hotéis e paisagens que fazem de Los Cabos um lugar especial. Entre as atividades realizadas pelo grupo estão passeio de veleiro, mergulho, bungee-jump, tirolesa, off-road pelo deserto e jantares surpreendentes. Um destes jantares aconteceu no Restaurante Acre, que trabalha apenas com produtos orgânicos e está desenvolvendo uma área para, no futuro, também receber eventos.

Outra atividade que chamou a atenção foi uma clínica de golfe realizada no Puerto Los Cabos Golf Club. “Somos muito reconhecidos pelos campos de golfe, inclusive sendo chamados de a Meca do golfe da América Latina”, explica Luis Palácios, diretor comercial da FITURCA.

Torneios de golfe são apenas alguns dos eventos que Los Cabos recebe anualmente. A lista conta ainda com Los Cabos Open of Surf, Aberto Mexicano de Tenis (ATP), Los Cabos Billfish Tournament, Ironman, Festival Internacional de Filmes de Los Cabos, entre outros.

ITFEM-5

Fundada em 1986 e há 12 anos trabalhando em Los Cabos, a EPIC DMC foi uma das empresas apoiadoras do ITFEM no México, colaborando e mostrando que realmente o suporte existe no destino. “Tudo é possível, apenas precisamos de um pouco de tempo. Basta falar o que vocês tem em mente, que nós trabalhamos para realizar. Podem contar conosco como parceiros em Los Cabos”, garante o gerente geral da empresa em Los Cabos, Hector Giles.

Além de fazer 350 dias em média de sol, outro atrativo do destino – e que engloba o México como um todo – é que não é necessário visto de entrada e o governo oferece, para quem realiza eventos internacionais, uma economia de 16% graças ao incentivo fiscal entre recinto de feira e hotel. Outro destaque positivo é sua posição geográfica em relação aos Estados Unidos e Canadá, que permitem até mesmo realizar um evento utilizando, quem sabe, dois destinos. “Estamos a duas horas de Los Angeles, Dallas, Texas e Cidade do México. Cerca de cinco horas de Nova York. Isto nos dá uma proximidade muito grande dos principais hubs do México, Estados Unidos e Canadá”, comemora Palácios. Tantos benefícios fazem com que o aeroporto de Los Cabos receba mais passageiros dos Estados Unidos do que o próprio aeroporto da capital do país, Cidade do México.

Novas amizades, negócios e experiências foram marcas que ficarão guardadas desta 7ª edição do ITFEM. Como disse um dos convidados, a relação de viagem é o melhor presente que se pode dar. Ela não envelhece, fica na memória para sempre e, quanto mais o tempo passa, a recordação fica ainda mais gostosa.

 

Por Luis Orsolon
Fotos : Fredy Uehara

Texto tirado da Radar Magazine edição 35.
Para ter acesso a versão digital da Radar Magazine 35, acesse: https://issuu.com/revistaradarmagazine/docs/_book_rm35_issu_4d214ddc48d373 

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>