Home » Entrevistas » Marcos Balsamão, Presidente da ABAV-SP

Marcos Balsamão, Presidente da ABAV-SP

abavbalsamao

A ABAV Nacional, fundada há mais de 60 anos, é uma instituição plenamente consolidada, cuja importância extrapola o setor estrito do turismo. Ao longo dos anos, participou de discussões e influenciou decisões afetas à economia como um todo.

Já a ABAV-SP, que integra o Sistema ABAV capilarizado em todos os estados da Federação e Distrito Federal, representa o anseio paulista por mais desenvolvimento integral e sustentável, onde os negócios do turismo têm peso considerável. Na presidência da ABAV-SP está Marcos Balsamão, que fala abaixo sobre o setor.

Quais os objetivos da ABAV-SP para o ano de 2017? Os agentes de viagens associados podem esperar por mais benefícios?

Temos sustentando, desde o início da nossa gestão, no final de 2015, que o associado é o cliente primordial da entidade. Temos feito um empenho continuado e consistente para ampliar a presença do associado nos fóruns que realizamos ao longo do ano, focalizando temas que derivam das próprias inquietações dos abavianos paulistas. Lançamos, com pioneirismo, um programa vigoroso de capacitações online, por meio da Plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Por outro lado, invertendo a questão sobre o que a ABAV-SP pode fazer pelo associado, indagamos também o que o associado pode fazer para fortalecer a entidade, que é a sua legítima representante. É desta clareza de papéis e troca constante de informações e experiências que extraímos a sinergia necessária para alcançar os melhores resultados.

Associação apoia a iniciativa do prefeito João Doria e criou o slogan “Cidade Limpa é Mais Turismo”. Quais os benefícios desta ação para os agentes de viagens paulistas?

A limpeza é item básico para as cidades se tornarem mais atrativas e melhor avaliadas pelo olho do turista e do cidadão em geral. Após eu ter enviado ao prefeito um e-mail elogiando o programa de zeladoria e, ainda, declarar disposição para colaborar, enquanto cidadão, o trade turístico, sob a coordenação do Skal-SP, mobilizou a manifestação coletiva do último dia 11 de fevereiro, que contou com a presença de mais de 250 lideranças setoriais. O prefeito João Dória, por meio do “Cidade Linda”, ganhou a adesão de todas as entidades que lidam com o turismo, a partir do chamado centro velho de São Paulo. Agora, o programa avança em direção às regiões mais periféricas da cidade. Essa tomada de consciência, não tenho dúvida, tornará o destino paulistano mais convidativo, o que é bom para a indústria do turismo no seu todo.

Os agentes de viagens paulistas estão mostrando uma reação positiva neste início deste ano; Quais as tendências de mercado e como a ABAV-SP interage nesses novos rumos e novos negócios?

De fato, costumamos dizer que a economia do país, de uns meses para cá, parou de piorar. E neste início de 2017, aumentam os sinais de uma retomada efetiva da economia, que inclui as atividades turísticas. Tanto as viagens a negócios como as voltadas para o lazer, inibidas na fase mais aguda da crise, estão voltando para a agenda das empresas e das pessoas. Por isso, temos intensificado a oferta de capacitações, de modo que o agenciamento de viagens paulista saiba fazer a leitura correta das tendências que se desenham e volte a fazer bons negócios.

Apesar da necessidade de um alto conhecimento, será que não é o momento destes profissionais se tonarem agentes de viagens segmentados?

Na verdade, a segmentação é uma tendência que se esboçou antes da crise. Com a disseminação crescente da tecnologia e dos meios eletrônicos de comunicação, o viajante está cada vez mais antenado. E, também, exigente. Embora as agências generalistas ainda tenham espaço no mercado, crescem as propostas para atendimento a nichos novos, que surgem em função da própria mudança de comportamento da sociedade. A segmentação crescente exige conhecimento específico cada vez maior, onde a qualificação profissional e as ferramentas modernas de marketing são indispensáveis para o sucesso.

Qual o apoio do Poder Público Federal, Estadual e Municipal que a ABAV-SP busca em seus processos de defender os empresários agentes de viagens?

A ABAV-SP, alinhada com a política setorial liderada pela ABAV Nacional, tem se posicionado com firmeza em todas as empreitadas reivindicatórias, nas três instâncias de poder. Clamamos por uma legislação fiscal mais justa e inteligente, que retire dos ombros do agenciamento de viagens a carga tributária excessiva. Também manifestamos nossa convicção de que o país precisa de uma política abrangente para o fomento do turismo receptivo e emissivo, de modo que o setor possa cumprir o papel de vetor essencial da retomada do crescimento, da renda e do emprego.

Poderia nos passar um “Raio X” da Abav Expo 2017? O formato do evento passará por mudanças?

Marcos Balsamão: A edição da ABAV Expo 2016, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, revelou-se muito bem-sucedida, a despeito dos efeitos naturais da crise. O novo formato do evento, otimizado sob todos os aspectos, levou a direção da entidade a manter a ABAV Expo no mesmo local, para que, em 2017, seja aprimorado e atenda as expectativas que se criam em torno da retomada dos investimentos e negócios em nosso setor.

Fonte da entrevista: Assessoria de imprensa da ABAV

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>