Uma casa portuguesa

Anúncio

Operando há 50 anos no Brasil, TAP segue como nosso principal elo com o velho continente

Em 1922, os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral concluíram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Partindo de Lisboa, os aviadores aterrissaram, no dia 17 de junho, no Rio de Janeiro. Exatos 44 anos depois do feito, também em 17 de junho, a cidade maravilhosa recebeu centenas de portugueses que chegavam de Portugal. Era o início dos voos da TAP rumo ao Brasil, que completou, no ano passado, 50 anos. Mais da metade de sua vida a companhia aérea (que possui 70 anos), passou ligando o velho continente ao novo mundo. “O Brasil tem sido um importante mercado para a TAP nestes últimos anos, respondendo por uma parcela significativa nas vendas da companhia”, comemora Francisco Guarisa, diretor de Marketing da TAP no Brasil.

As frequências da companhia partindo do Brasil rumo a Portugal variam de acordo com o período e, atualmente, são: Rio de Janeiro (14 voos diretos semanais para Lisboa e 2 voos diretos semanais para Porto); São Paulo (15 voos diretos semanais para Lisboa e 2 voos diretos semanais para Porto); Belo Horizonte (5 voos diretos semanais); PortoAlegre (3 voos diretos semanais); Brasília (5 voos diretos semanais); Natal (4 voos diretos e semanais) e Recife, Fortaleza e Salvador com voos diretos e diários. A partir de Lisboa, a TAP oferece excelentes conexões para 52 destinos europeus, 14 rotas à África, EUA (Nova Iorque, Miami e Boston), Canadá (Toronto) e Venezuela (Caracas). “O hub da companhia é Lisboa, com uma localização privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul. O passageiro tem voos diretos sem ficar fazendo um ‘zigue zague’”, explica Francisco.

TAP-4-RM36

Anúncio

Para voos de longo curso, que inclui o Brasil, a companhia utiliza os modelos A330 e A340, oferecendo as classes de serviço executiva e a econômica. Além de um notável serviço de catering e uma qualificada carta de vinhos, a TAP oferece um sistema de entretenimento de bordo atual e diversificado composto por uma programação rica em filmes e séries de TV. São mais de 100 filmes, 50h de séries e documentários, e também notícias diárias em português, inglês e francês. Para os que querem relaxar curtindo uma música, são 12 canais de áudios. E os amantes de games ainda têm opção de diversos jogos para serem apreciados sozinhos ou em modo multiplayer.

Na gastronomia da classe executiva, dois chefs (um brasileiro e um português) são os responsáveis pela elaboração do menu que tem por base uma grande valorização dos produtos, sabores e tradições portuguesas. Portugal também pode ser degustado em alguns dos vinhos oferecidos, das regiões do Douro, Dão, Bairrada e Alentejo. Para relaxar nesta classe de serviço, a frota do A330 conta com cadeiras Recaro Lie-flat que são verdadeiras camas, com almofadas anti-alérgicas e revestimento em tecido especialmente desenvolvido para a TAP, mais suaves ao toque.

tap-2-EM-1-rm36

A TAP é membro da Star Alliance, rede que atende a mais de 1.300 destinos. Graças a ela os passageiros que utilizam a área portuguesa podem escolher voar para mais de 190 países com mais de 18.500 voos diários. E vêm mais destinos por aí. “Para 2017, a TAP anuncia seis novos destinos e o reforço de outros. A partir de 10 de junho, expande a sua rede para novos países, designadamente, Canadá (Toronto), Hungria (Budapeste), Romênia (Bucareste), e acrescenta novos destinos na Espanha (Las Palmas e Alicante) e na Alemanha (Stuttgart)”, finaliza Guarisa.

 

*Por Luis Marino Orsolon

Matéria tirada da Radar Magazine edição 36.
Para ter acesso a versão digital da revista, acesse: Radar Magazine edição 36.