Você está preparado para IoT?

Anúncio

Uma das próximas grandes oportunidades do mercado de trabalho é, sem dúvida, a Internet das Coisas (IoT), do inglês Internet of Things. A curva de crescimento de dispositivos conectados disparou.

Em 2020, mais de 2 bilhões de dispositivos estarão usando a tecnologia da IoT. Faltam apenas três anos e meio!

Apesar desta demanda exponencial, a maioria das organizações ainda não está preparada para este momento. É que, infelizmente, o setor ainda sofre com a falta de mão de obra especializada para conduzir e implementar este tipo de tecnologia.

Especialistas do setor acreditam que esta é uma grande oportunidade para você pular no trem, ou melhor, neste foguete e fazer sua carreira se desenvolver rapidamente.

Anúncio

Mas antes de ingressar neste universo, as companhias precisam fazer um estudo detalhado sobre quantos dispositivos devem ser conectados em seus negócios e priorizar a melhor sequência desta conexão.

A Smart Home lidera o ranking em aplicações e desenvolvimento da IoT. Refrigeradores inteligentes, conectados ao celular alertam quando você precisa comprar o suco de laranja, refrigerante, leite, cerveja e queijo, por exemplo. Além disso, o pedido pode ser realizado com o supermercado de sua preferência por delivery.

E os benefícios do IoT não param por aqui. Com a ferramenta é possível também monitorar e controlar a abertura de cortinas, a programação de eletrodomésticos e até o funcionamento da banheira tudo remotamente.

Para ter uma ideia melhor de como funciona uma casa inteligente, acesse www.coldwellbanker.com/smarthome.

Smart City, Smart Health Care (telemedicina), Wearables ou Smart Farm são algumas das outras aplicações, mas existem outras boas opções para a proliferação da IoT.

Já imaginou quando estas oportunidades de Smart Farm forem  introduzidas no segmento de agronegócio no Brasil?

Ficou interessado em ingressar no mercado de IoT? O mercado dispõe de diversos cursos on-line. Alguns deles estão em www.class-central.com/report/iot-free-online-courses

 
Por Milton Longobardi, Chair CMO Council da Latin America Advisory Board
Texto tirado da Radar Magazine edição 34.

Para ter acesso a versão digital da Radar Magazine 34, acesse: https://issuu.com/revistaradarmagazine/docs/_rm34_issu