19ª SP–Arte levou mais de 31 mil pessoas no Pavilhão da Bienal

Anúncio

A 19ª edição da SP–Arte, que aconteceu de 29 de março a 02 de abril no Pavilhão da Bienal, reuniu 168 expositores, entre galerias de arte nacionais, internacionais, estúdios de design, editoras, instituições culturais e espaços autônomos.

Com resultados encorajadores e ingressos esgotados já no início do sábado, penúltimo dia de feira, a SP–Arte reafirma seu protagonismo no calendário cultural do próximo ano.

A organização realizará, ainda em 2023, a segunda edição de Rotas Brasileiras, entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro, na ARCA. 

De acordo com grande parte dos expositores, a 19ª SP–Arte veio acompanhada de entusiasmo e boas negociações.

Anúncio

Ao mesmo tempo em que possibilitou a realização de novos negócios, aproximando as diversas áreas do mercado, a feira conseguiu, mais uma vez, atrair novos tipos de compradores e colecionadores, confirmando sua importância e credibilidade no mercado nacional.

Dos pontos enfatizados pelos expositores, dois se sobressaem: a maior diversidade artística presente no evento e a quantidade de novos clientes e novos públicos que visitaram a feira. 

A cada edição o evento antecipa tendências e chama a atenção de novos públicos. Isto ficou ainda mais evidente para os mais de 31 mil visitantes que passaram pelo pavilhão.

Entre as novidades desta edição, destaque para o estreante Showcase, setor curado por Carollina Lauriano com o intuito de criar novos pontos de contato entre os diversos públicos que visitam a feira.

Intitulado Recuperar paraísos: não precisar do fim para chegar,o projeto reuniu sob a mesma temática 13 artistas espalhados por 13 estandes.

A proposta se baseou nas reflexões do pensador martinicano Malcom Ferdinand e questionou, por meio da arte, a separação entre os movimentos sociais antirracistas e as discussões ambientais e ecológicas.  

Programação

Além disso, a 19ª SP–Arte proporcionou para os visitantes mais curiosos uma verdadeira imersão no universo artístico através de seus programas públicos.

O programa de Talks, realizado em parceria com o Iguatemi, reuniu nove artistas em distintas fases da carreira – como Lenora de Barros (Gomide&Co), Alex Cerveny (Millan), Márcia Falcão (Fortes D’Aloia & Gabriel) e Darks Miranda (Projeto Vênus) – e com pesquisas diversas entre si para falar sobre os desafios do ofício.

A Arena Iguatemi recebeu mais de cem visitantes ao longo dos três dias de encontros.

Os audioguias se consagram nessa edição do evento com recorde: foram mais de 500 audições em apenas uma semana, preparando a visita antes da chegada ao pavilhão, como também guiando visitantes pela feira. 

E as visitas guiadas oferecidas gratuitamente pela feira, com os especialistas Ariana Nuala, Henrique Menezes, Ludimilla Fonseca e Winnie Bastian, os mesmos que criaram e narraram os audioguias, foram o hit da edição, completando o número de participantes nos primeiros minutos de inscrição. 

Circuito SP–Arte

Neste ano, a SP–Arte condensou seus programas públicos – Ateliês Abertos, Gallery Night, Gallery Weekend – em um só programa: o Circuito SP–Arte, a programação oficial de eventos que ocorreram entre 18 de março e 02 de abril, antes e durante a realização da SP–Arte.

O circuito abarcou todo tipo de atividades promovidas pelas galerias expositoras e por convidados/as: coquetéis, aberturas, conversas, visitas guiadas, ateliês abertos etc., totalizando mais de 100 eventos pela cidade e milhares de participantes.  

Doações

A Pinacoteca foi agraciada com seis doações de trabalhos que refletem a diversidade da feira: Clara Moreira, Kika Carvalho, Kaya Agari, Fefa Lins, João Alves e Lucia Koch – este último, uma doação do Iguatemi.

Já Paulo Herkenhoff, um dos principais curadores do Brasil, liderou pessoalmente durante os cinco dias de feira as doações para o Museu Nacional de Belas Artes

Para Fernanda Feitosa, idealizadora e diretora da SP–Arte, o clima pós-edição é de comemoração.

“Estamos muito felizes com esta edição para a qual nos preparamos muito trazendo inúmeras mudanças no layout do evento, na ofertas de ilhas de descanso para o público e na programação cultural e educativa”, celebra.

“Muito orgulho da minha equipe extraordinária de arquitetura, design, comunicação, produção, curadoria, fotografia e vídeo, por termos realizado uma edição histórica, com recorde de público e de imprensa nacional e internacional”, finaliza.