A 1ª edição da HYDROGEN EXPO South America, realizada nos dias 20 e 21 de junho, no Rio de Janeiro, encerrou marcando efetivamente a sua contribuição para os avanços do setor.
Foram dois dias de apresentações de cases concretos e debates multitemáticos sobre os desafios e as possibilidades que a cadeia de valor do hidrogênio verde tem para se desenvolver e ganhar escala no Brasil e na América do Sul.
Mais de 2.500 pessoas passaram pelas conferências e pelos estandes das empresas expositoras, superando as expectativas dos organizadores.
“Conseguimos aproximar oferta e demanda, desenvolvedores de soluções para a produção e distribuição de H2V”, celebra o managing director da Interlink Exhibitions, Cassiano Facchinetti.
“O evento abriu espaço no mercado e se estabeleceu como o primeiro evento a passar da discussão à realidade do hidrogênio verde como alternativa para as indústrias brasileira e sul-americana”, completa.
Para o executivo, a feira mostrou que é possível atuar desde já no desenvolvimento desse setor de negócio e contribuir com a modernização da indústria e a preservação do ecossistema ambiental como um todo.
A próxima edição já tem data marcada: a Hydrogen Expo South America 2024 será nos dias 11 e 12 de junho de 2024, no Centro Expo Mag, no Rio de Janeiro (RJ).
No último dia do evento, as entidades voltadas à geração de energia e biocombustíveis definiram 17 sugestões para enquadrar a produção de hidrogênio renovável em benefícios existentes.
Ainda: a criação de uma política que leve ao estímulo da produção e consumo no Brasil.
Essas sugestões foram entregues in loco ao deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), presidente da Comissão Especial de Transição Energética.
Na ocasião, o deputado anunciou a intenção da Comissão em atuar até o final do ano para, no início de 2024, apresentar o texto do Marco Regulatório do Hidrogênio Verde já para deliberação.
As sugestões apresentadas pelas entidades ao deputado durante a Hydrogen Expo South America são parte da iniciativa do Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio Renovável.
O pacto é formado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e as entidades:
– ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica;
– ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica;
– ABIOGAS – Associação Brasileira do Biogás.
OUTROS DESTAQUES DA HYDROGEN EXPO SOUTH AMERICA 2023
A primeira edição do evento foi marcada pela presença do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha (AHK Rio) e CEO da MANN, Jens Hüren.
O executivo evidenciou a preocupação da AHK em contribuir com a programação deste evento, que veio promover a transição energética e a reindustrialização do país.
Outra intervenção de destaque no H2 Expo foi a do economista e ex-presidente do chamado Banco dos BRICS, Marcos Troyjo, que disse que o Brasil tem grandes vantagens quando se trata de liderar a transição energética, mas desafios de igual proporção.
Já o presidente da curadoria da Conferência HYDROGEN EXPO e diretor de Transição Energética e Sustentabilidade AHK Rio, Ansgar Pinkoswski, comentou que a transição energética é extremamente complexa e que todos os países procuram definir como a farão.
Dividida em quatro grandes frentes: Exportações, Mobilidade, Indústria e Agronegócio, a Conferências Hydrogen Expo teve como tema “Casos de uso do hidrogênio verde na prática, suas aplicabilidades no Brasil e os caminhos para se chegar até lá”.
O evento e reuniu experts de diversos setores, autoridades do governo, acadêmicos e influenciadores do Brasil e do exterior que abordaram temas sobre:
– A produção de hidrogênio, células a combustível e descarbonização, tecnologias de conversão, armazenagem, inovação, novas oportunidades e políticas públicas.