Wilson Pollara, secretário interino de Estado de Saúde de São Paulo
Na manhã desta terça-feira, dia 15, o Hotel Pullman, na capital paulista, foi palco para o 1º Seminário LIDE de 2016. O evento promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, reuniu CEOs, empresários, médicos e autoridades de saúde do Brasil durante apresentação de Wilson Pollara – Secretário Interino de Estado de Saúde de São Paulo.
Pollara disse que nos dias de hoje estamos vivendo as mesmas dificuldades do sanitarista Oswaldo Cruz, já que é da época medieval a população morrer por conta de doenças infecciosas, e detalhou todo o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado de São Paulo no combate do Aedes Aegypti e contra a multiplicação dos casos de dengue, zika e chikungunya.
Wilson falou também sobre a forma de eliminar o mosquito, e disse ainda que a saúde pública brasileira conta com dois aliados: a Sanofi Pasteur – farmacêutica nacional, que desenvolveu uma vacina contra a dengue aprovada pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que em pouco tempo estará disponível no mercado; e o Instituto Butantã, que entrou na última fase de teste. Certa de 17 mil voluntários devem fazer parte desta última etapa da pesquisa e é esperado que até 2017 a vacina esteja no mercado.
Segundo ele, 80% dos casos de focos do Aedes Aegypti estão dentro das residências, com isso uma das táticas que está sendo usada pelo governo é de investir cada vez mais na educação da população.
Pollara aconselha as pessoas a darem uma checada em suas casas uma vez por semana em busca de possíveis criadouros, pois não adianta vacina, material publicitário e exercito nas ruas se cada um não fizer a vigilância de perto. O secretário interino disse ainda que os casos de microcefalia foram o principal alerta para que as pessoas passassem a tomar consciência e ajudar na luta contra o mosquito.
Os empresários presentes levantaram a questão sobre o fumacê, que não tem sido mais visto pelas ruas de cidades paulistas, Pollara disse que a técnica é pouco efetiva e só mata o mosquito adulto. Porém que existem medidas mais modernas como o cruzamento da fêmea com os Aedes Transgênicos, que deixam a fêmea do mosquito infértil, fazendo com que assim os ovos não evoluam, e também a infecção do mosquito macho com a bactéria, que ao copular com a fêmea os ovos não vingam. Porém, ambas as formas ainda estão em estudo.
Quem também esteve presente no Seminário LIDE foi Marcos Boulos – professor da USP e um dos principais especialistas em doenças infecciosas. Segundo Boulus, apesar de atuar há mais de 40 anos, nunca tinha ouvido falar no vírus e que jamais na história da humanidade houve um avanço tão forte de uma doença como esta.
São 50 milhões de casos de dengue por ano em todo o mundo, e o Brasil está disparado nesse ranking, conta o especialista. Segundo levantamento, os serviços estaduais de saúde do Estado gastou entre US$ 122 milhões a US$ 161 milhões somente no primeiro trimestre de 2015 para atendimento a cerca de 409 mil pacientes notificados com a doença.
O especialista diz ainda que outro grande problema no combate é a política, já que em época de eleição os funcionários que atuam no combate ao vetor passam a exercer outras funções. Apesar do mosquito não gostar de se reproduzir no inverno, há indícios do problema em toda época do ano. Com o passar dos anos o Aedes se adaptou ao campo e também a metrópoles poluídas. Marcos afirma que ainda estamos longe de eliminarmos esse problema.
Além de Wilsson Pollara e Marcos Boulos, estiveram presentes na mesa de debate Rolf Hoenger – Presidente da Roche Farma Brasil; Solange Dallana – Diretora de Relações Governamentais da Sanofi Pasteur; João Doria – Presidente do Comitê Executivo do LIDE; e Luiz Fernando Furlan – Chairman do LIDE e presidente do LIDE Internacional.
A primeira edição do SEMINÁRIO LIDE SAÚDE contou com o copatrocínio da INFORMAR SAÚDE, ROCHE, RV IMOLA e SANOFI. Como fornecedores oficiais, as empresas ANTILHAS, CDN COMUNICAÇÃO, CORPORATE FILMS, ECCAPLAN e GRUPO BEM. A revista AMÉRICA ECONOMIA BRASIL, as rádios ANTENA 1, BAND e BANDNEWS, a PR NEWSWIRE, e revista e TV LIDE atuaram como mídias partners do evento.
Fonte: CDN