A AUTOCOM, Feira Internacional de Automação para o Comércio, encerrou a 20ª edição no último dia 5. Realizada pela Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), ela reúne fabricantes, canais e consumidores que, além de visitar o espaço, podem gerar novas conexões e negócios. O evento fechou 2018 com mais de 8.300 visitantes, o que representa um crescimento de 13% de público e, dentre eles, os que atuam com varejo e com automação comercial foram os que mais ampliaram a presença, em 26% e 69% respectivamente. Na área da expo, quem esteve presente encontrou 65 expositores, como Cielo, Bematech, PagSeguro, RPInfo e TOTVS. Dentre eles, 13 foram estreantes, como as empresas de meios de pagamento Stone, TrustHub e Verifone.
As soluções que buscam a digitalização dos pontos de venda, a otimização da jornada e da experiência de compra e a eficiência operacional do comércio foram os destaques da programação. Para isso, o espaço Retail Experience foi montado com a função de funcionar como um laboratório que reúne o que há de mais moderno hoje para tornar um estabelecimento completo e atualizado com as tendências atuais. Por lá, foram apresentados sistemas que permitem fornecer informações sobre um produto assim que o cliente o retira da prateleira; inteligência para sugerir itens por meio de uma câmera que detecta o estilo de cada consumidor; apps de realidade virtual e aumentada que podem trazer mais comodidade e conveniência para a compra; ferramentas para medir o humor dos indivíduos presentes no interior da loja e outras que trabalham para fornecer dados para as estratégias dos varejistas.
E, independente de qual seja o segmento de atuação, uma forte tendência também se revelou: a eliminação dos caixas. Seja por meio dos equipamentos de self-checkout, que agora contam com opções que devolvem troco em espécie, ou das maquininhas de cartão de crédito, que evoluíram e tornaram-se verdadeiros caixas portáteis, privilegiando a mobilidade nas mãos dos vendedores e deixando para trás um velho hábito dos brasileiros, a temida fila!
Quem passou pelo pavilhão amarelo do Expo Center Norte entre os dias 3 e 5 de abril pode ainda acompanhar palestras e debates gratuitos com personagens emblemáticos do mercado, como Vitor Magnani, head de Políticas Públicas e Relações Governamentais do iFood; Edmour Saiani, especialista em serviços e atendimento e fundador da Ponto de Referência; Carlos Cugnascar, doutor e livre-docente pela Escola Politécnica da USP; e Ronaldo Oliveira, partner development manager for system integrators da Amazon.com.
O empreendedorismo também teve vez no evento que enfoca um dos segmentos mais disruptivos da economia atual. O Inova AUTOCOM promoveu uma disputa entre nove startups voltadas para a automação do comércio, com critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups). A grande vencedora da viagem para Nova Iorque para acompanhar a NRF Retail´s Big Show 2019, principal evento de varejo do mundo, foi a ATAR com a ATAR band, primeira pulseira de pagamento recarregável, sem vínculos com bancos, 100% nacional, com design diferenciado feita silicone poligênico e fecho metálico.
Tudo isso foi permeado também pelo app AUTOCOM, que levou a tecnologia e a automação para a jornada do visitante. Por meio dele foi possível realizar o credenciamento, acompanhar a agenda de ações, criar um diário de bordo para anotações pessoais, além de permitir o agendamento prévio de visita aos estandes e também o envio de perguntas para os conferencistas. A partir da aplicação, antes do início do evento, mais de mil reuniões de negócios já haviam sido agendadas, o que permite não apenas a otimização do tempo do público, mas também que o expositor saiba quais são as pessoas interessadas no seu negócio antes mesmo delas chegarem, o que potencializa uma visita em uma possível conversão de negócio.
“Hoje estima-se que 35% do mercado esteja automatizado, o que nos mostra que a transformação digital ainda está em consolidação no Brasil. A expectativa é que a cada dia a adoção das soluções aconteça em maior escala, para que tenhamos um comércio mais forte e atualizado com o que os consumidores buscam hoje em termos de experiência e de eficiência. E os números da 20ª edição da AUTOCOM nos deixam orgulhosos em perceber que há um interesse crescente do mercado de discutir e conhecer melhor o que a automação pode fazer pelos seus negócios. A cada ano a atenção fica maior para o nosso palco anual de lançamentos”, diz o presidente da AFRAC, Zenon Leite.
Por fim, o evento foi marcado pelo ingresso da Associação Brasileira de Automação para o Comércio na União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), formada por sete das maiores instituições representativas da área. Com representação em Brasília e instâncias estaduais, o movimento da UNECS acontece para que as reivindicações do comércio e dos serviços tenham o devido peso nos debates de projetos de lei que afetam as atividades e a AFRAC chega para contribuir e somar esforços e experiência.