Está chegando a 6ª edição da PARTE – feira de Arte Contemporânea, que acontece de 02 a 06 de novembro, no Espaço Hebraica, em São Paulo.
A feira é a única no Brasil com foco exclusivo na produção mais atual, reunindo as novidades mais interessantes das artes visuais. São obras em diversos suportes, como esculturas, pinturas, gravuras, fotografias, instalações, vídeos, livros de artistas, entre outros. A maior parte dos trabalhos apresentados é inédita, obras instigantes e de nomes em ascensão.
Uma das regras da feira é que todas as obras expostas e colocadas à venda sejam identificadas com, no mínimo, o nome do artista, ficha técnica (materiais, técnica utilizada, etc) e o preço.
“O preço exibido é muito importante porque é uma forma de quebrar a inibição de chegar perto da obra e verificar que é possível comprá-la sem receio. A ideia é incentivar a compra para o comprador que vai adquirir pela primeira vez uma obra de arte”, destaca a empresária e uma das coordenadoras, Tamara Perlman.
Nesta edição, o evento terá novas galerias vindas da argentina, como a Buenos Artes Fine Arts, SashaD e Aldo de Souza, aprofundando a relação no mercado de Artes entre os dois países.
Um comitê de seleção independente escolheu as galerias e artistas participantes. Os 40 expositores selecionados foram escolhidos por profissionais de diferentes segmentos do mercado de arte. São eles: Aloisio Cravo, Heitor Reis, Raphael Fonseca, Regina Pinho de Almeida e Rejane Cintrão.
Muitas galerias vêm de fora da cidade de São Paulo e trazem artistas com carreira sólida, mas ainda pouco conhecidos por São Paulo. A Galeria Myrine Vlavianos, de Florianópolis, representa artistas veteranos como Fernando Lindote e expoentes como Juliana Hoffmann.
A Periscópio, de Belo Horizonte, apresentará os novos trabalhos do paraense Éder Oliveira, destaque da última Bienal. A RV Cultura, que tem mudado a cena de arte de Salvador, terá obras ainda inéditas de João Oliveira e Samuel Casal.
Obras raras de artistas já consagrados também receberão destaque nesta edição. Será uma oportunidade para ver de perto obras de Arthur Luis Piza e de Sérvulo Esmeraldo, ambos representados pelo galerista mineiro, Murilo Castro, participante da PARTE desde 2011. Pinturas das décadas de 60 e 70 de Claudio Tozzi que até hoje integravam o acervo pessoal do artista serão apresentadas pela Galerie Brésil, por exemplo.
Referência como espaço de circulação de informação sobre a nova geração de talentos das artes plásticas, que atrai desde colecionadores experientes até pessoas que querem comprar a sua primeira obra de arte, a PARTE conquistou nesses seis anos um público tão variado quanto amplo, cada vez maior: o número de visitantes passou de 6.500, na primeira edição em 2011, para 16.000 em 2015, quando a feira passou a realizar duas edições anuais.
Entre as galerias parceiras da feira já há algum tempo temos Galeria Murilo Castro, Andrea Rehder Arte Contemporânea (antiga Galeria Paralelo), DconceptArte Hall, Jackie Shor Arte, Papel Assinado, Luiz Maluf Art Gallery e Folio.Um dos projetos especiais da feira é o trabalho de um coletivo de artistas chamado de 2e1. Nasceu em 2010, nos encontros de Grupo de Estudos e Acompanhamento de Projetos Artísticos, que na época era coordenado por Carolina Paz em seu ateliê no bairro de Perdizes, São Paulo.
Entre os Projetos Especiais estarão o Coletivo 2 e1 e o Aluga-se – Projeto Divirta-se.
Serviço:
PARTE – Feira de arte contemporânea
Data: De 2 a 06 de novembro
Local: Rua Dr. Alberto C. De Melo Neto, 115 – Salão Marc Chagall, Clube A
Horários:
02 de novembro, quarta-feira, das 16h às 21h (Preview para convidados)
03 e 04 de novembro, quinta e sexta-feira, das 13h ás 21h
05 e 06 de novembro, sábado e domingo, das 11h às 19h
Site: www.feiraparte.com.br
[email protected]
Entrada Gratuita
Serviço de manobrista na porta: Valor R$ 30,00
Fonte: Agência Guanabara