Calendário de eventos deve permanecer estável em São Paulo no segundo semestre

Anúncio

Luciane Leite, diretora da SPTuris (ao centro), abre reunião do Comtur (José Cordeiro/ SPTuris)

Na última Quinta-feira, dia 17, representantes do Conselho Municipal de Turismo de São Paulo (Comtur) se reuniram para discutir questões da cadeia turística da capital paulista.

A abertura do encontro foi feito por Luciane Leite, diretora de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo (SPTuris) e a apresentação inicial foi realizada pelo coordenador do Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da SPTuris, Fabio Montanheiro, que mostrou um balanço do desempenho do turismo e eventos no primeiro semestre de 2015.

Entre os pontos levantados, o destaque foi para o aumento de 7,3% da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) referentes ao Grupo 13 no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2014.

Anúncio

“Apesar da atual situação econômica do país, o calendário de eventos em São Paulo não para. Assim, uma cidade como São Paulo não sofre com a sazonalidade como acontece em destinos de praia, por exemplo”, afirmou Montanheiro.

Além disso, mencionou o início do monitoramento de meios de hospedagem alternativa, que já representaram aumento de cerca de 800 anúncios na internet em 2014 para mais de 1700 este ano.

A gerente de Planejamento Turístico da SPTuris, Fernanda Ascar, fez a segunda apresentação do encontro, sobre o plano de desenvolvimento do Polo de Ecoturismo de São Paulo, no extremo sul da cidade. Após breve histórico da região, ela confirmou que serão elaborados vários projetos para a área.

Entre as melhorias que já foram feitas no local estão a sinalização turística de placas instaladas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), assim como a modernização do Posto de Atendimento ao Turista (PAT) de Parelheiros, que tem reinauguração prevista para novembro, com melhor infraestrutura, acessibilidade, mobiliário novo e profissionais capacitados para atender o público.

Luis Eduardo Trevisan, representante da Secretaria Municipal de Cultura, finalizou a reunião para divulgar a 1ª Jornada do Patrimônio Histórico, que será realizado pela pasta de 9 a 11 de Dezembro. Alguns locais que poderão participar são: Casa Bandeirante do Itaim, as Igrejas do Carmo e de São Francisco, o Mosteiro da Luz, a Casa Dona Veridiana, o Dops, a Casa da Bóia, a Cripta da Sé, entre outros edifícios da cidade, cuja autorização de entrada está em negociação.

 

Fonte: MTur