Pesquisa aponta que maioria das empresas de eventos levarão de 6 meses a um ano para se recuperarem após a pandemia

Anúncio ABIMAD39

Em parceria com o Sebrae, a Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras) e a Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), realizaram a primeira edição de sua pesquisa para medir o impacto do Covid-19 no setor de feiras, congressos e eventos.

Ao todo, mais de 2,7 mil entrevistados responderam à pesquisa durante o período de 14 e 22 de abril de 2020. O estudo mostra o tamanho do estrago causado pela COVID-19: 98% do setor já foi afetado pela pandemia em todo o Brasil.

Com relação a estimativa de quanto tempo precisará para retomar os negócios após a pandemia, 23,7% acredita que de maneira imediata; 33,6% acredita que em menos de seis meses; outros 34% afirmam que de 7 meses a um ano; 8,7% acredita que pode demorar até dois anos.

Dos entrevistados que tiveram eventos cancelados, 35% negociou crédito para utilização; outros 34% devolveram recursos para o contratante ou algum fornecedor futura; e cerca de 16% hão havia recebido ou não recebeu antecipação de pagamento. Questionados se a empresa poderia dispensar funcionários nos próximos três meses, 36% afirmaram que (sim) haveria esta possibilidade.

Anúncio

Com relação ao faturamento de abril, 62,5% das empresas esperavam reduzir o faturamento entre 76% e 100%. Outras 9% esperavam ter queda de receita de 51% a 75%, enquanto outros 4,5% disseram que o faturamento iria cair entre 26% e 50%.

Pesquisa disponível aqui: https://ubrafe.org.br/download/pesquisasetordeeventos.pdf