ExpoPrint Latin America

Anúncio ABIMAD39

A indústria gráfica vem enfrentando árduos desafios para se manter em pé. O impacto das mídias digitais não é o único problema do setor; também existe a questão importação. “O País vem importando muita coisa. Os itens editoriais, como impressão de livros e revistas, responderam pelo maior volume das importações brasileiras de produtos e serviços gráficos”, relata Jorge Perez, diretor comercial da Gráfica Paulicéia.

Segundo Perez, o setor vem se reinventando a cada ano para conseguir sobreviver com tanta concorrência vinda de fora. “Os investimentos feitos por empresas nacionais são altos e, por isso, não conseguimos concorrer com a mão de obra chinesa, que por não ter uma legislação trabalhista correta é bem mais barata do que a nossa”, lamenta o diretor.

A ExpoPrint Latin America é realizada há cada quatro anos e une os principais fornecedores de maquinário, software e insumos do mercado gráfico mundial. Ou seja, o palco perfeito para se debater os rumos do setor. “Com certeza, será uma grande reunião de todos que fazem parte da indústria gráfica no continente”, afirma Klaus Tiedemann, diretor da ExpoPrint Latin America.

A Afeigraf, realizadora da feira, quando criou a ExpoPrint em 2006, tinha como objetivo expandir o setor não só no Brasil, como em toda a América. “É possível ver o notável crescimento da ExpoPrint, já que a feira é hoje o maior encontro gráfico das Américas. As expectativas são as melhores possíveis”, celebra Dieter Brandt, presidente da Afeigraf.

Anúncio

O evento abrirá espaço e apoio para a campanha Two Sides, que tem o intuito de difundir as verdades sobre a comunicação impressa. O presidente da Abigraf Nacional e do Sindigraf-SP, Fabio Arruda Mortara, destacou a presença da campanha na feira. “Lá o assunto será abordado diretamente com o público, que irá reproduzir a campanha para a sociedade, os profissionais do meio gráfico”, reforça Mortara.

A Two Sides foi criada em 2012 na Inglaterra e difunde-se por todo o mundo. Segundo Mortara, a iniciativa reforça a divulgação de que 100% do papel produzido no Brasil para impressão procedem de florestas cultivadas. “Nós já vínhamos mostrando isso na campanha ‘Imprimir é dar vida’”, completa o presidente.

Revolução maquinária

A feira promete muitas soluções, demonstrações ao vivo, workshops e outras atrações promovidas pelos expositores.

A Agfa, empresa belga com experiência de mais de 140 anos no segmento de imagens, que desenvolve, fabrica e comercializa sistemas digitais e analógicos direcionados principalmente para o mercado de pré-impressão e impressão, healthcare e filmes industriais, marcará presença no evento. Segundo Eduardo Souza, gerente de marketing da Agfa Graphics para a América Latina, o maior destaque para a ExpoPrint serão os softwares da linha Apogee, Asanti e Storefront, além do Agfa Arkitex. Em equipamentos, a Anapurna M2540, um equipamento para impressão em grandes formatos, voltado para trabalhos diferenciados com substratos rígidos, é o grande destaque.

A empresa está em clima de comemoração pela recente parceria com o Senai da cidade de Barueri, São Paulo.

“Estarão disponíveis no estande visitas agendadas para a fábrica de Suzano e também para o showroom no Senai Barueri, uma sala repleta de soluções de tecnologia de ponta da Agfa, à disposição para atender e demostrar aos clientes”, comemora Souza.

As expectativas para os promotores são otimistas e, segundo Ismael Guarnelli, diretor da APS Feiras & Eventos, ela terá toda a infraestrutura que um evento desse porte merece. “Estamos muito satisfeitos com os resultados que alcançamos até aqui. Temos a certeza de que será uma grande feira”, finaliza.

 

EXPOPRINT LATIN AMERICA

16 a 22 de julho

Transamerica Expo Center – São Paulo | SP

www.expoprint.com.br

Fonte: Matéria originalmente publicada na 21ª edição da Radar Magazine, publicação do Grupo Radar de Comunicação ao qual pertence também o Portal Radar.