Anúncio ABIMAD39

A GL events Brasil, responsável pela concessão do Anhembi nos próximos 30 anos, apresentou nesta terça-feira, 8 de junho, o projeto Distrito Anhembi ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Sob a nova gestão, o complexo voltará a ser um importante propulsor para a economia de São Paulo, movimentando cerca de R$ 5 bilhões por ano na cidade a partir de 2024.

Para isso, serão investidos mais de R$ 1 bilhão na ampliação e modernização do espaço, que passará a contar com uma arena multiuso e um moderno centro de convenções, entre outros equipamentos.

A multinacional francesa, um dos principais players do mercado de eventos no mundo, que venceu a licitação do equipamento no valor de R$ 53.740.236, será responsável pela gestão, manutenção e exploração comercial.

Anúncio

“Os investimentos oriundos da Concessão permitirão que São Paulo conquiste uma posição de maior destaque nas conferências internacionais e grandes eventos, gerando emprego, renda e, consequentemente, promovendo o crescimento do turismo na cidade”, afirma o prefeito da cidade, Ricardo Nunes.

Com um plano de investimentos superior a R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, a GL events vai transformar o local em um complexo de entretenimento para congressos, conferência, convenções, eventos culturais e esportivos, festivais e feiras, além de fomentar o desenvolvimento da Zona Norte da capital paulista, com 2,2 milhões de habitantes.

 A meta da empresa é reinserir o Anhembi no circuito nacional e internacional de eventos.

Estudos de mercado mostram que é possível gerar R$ 500 milhões de negócios anuais nos espaços de eventos, a partir do histórico do Anhembi e do potencial do mercado paulistano. Esse valor representa apenas 10% do que ficará na cidade por meio de impostos e gastos de turistas e participantes de eventos com transporte, alimentação, comércio e hospedagem.

“Nossa missão será devolver o protagonismo deste ícone com a união do que podemos oferecer de melhor em eventos, seja de negócios ou de entretenimento, além de aproveitar todo o potencial construtivo do local, desenvolvendo a região de forma planejada, atendendo a demandas, carências e desejos da população local”, afirma Milena Palumbo, CEO da GL events no Brasil.

Além das melhorias previstas no edital, a companhia vai investir para que o espaço atraia novos negócios e serviços que complementem a experiência do visitante e o apoie o desenvolvimento da Zona Norte.

A concessionária vai requalificar, modernizar e ampliar os espaços para eventos já existentes, como o Centro de Convenções, Conferências e Congressos, que será ampliado e qualificado para suprir uma importante carência da cidade.

As obras deverão iniciar a partir do segundo trimestre de 2022, para que seja possível cumprir etapas de autorizações até lá – projetos básicos e executivos, licenciamentos, alvarás de obras, etc.

Pela experiência do Grupo, a previsão é de que, a partir do segundo trimestre de 2024, o Centro de Convenções e o Pavilhão de Exposição sejam reinaugurados, assim como a Arena Multiuso.

Confira os detalhes

Arena multiuso

Ao lado do Sambódromo será construída uma Arena Multiuso para shows, eventos esportivos, sociais e corporativos. Em uma área com 50 mil m², a arena comportará até 20 mil pessoas.

O espaço abre as portas da cidade de São Paulo também para atrair competições esportivas de e-sports. A Arena tem a estimativa de abrigar cerca de 120 a 150 eventos e receber um público de 1.5 a 2 milhões de pessoas por ano.

Passarela Cultural

O carnaval no Sambódromo, que durante a festividade será gerido pela SPTuris, será apenas um dos eventos culturais da “Passarela Cultural” – onde serão promovidos diferentes tipos de eventos culturais e de esportes durante o ano todo.

Centro de Convenções

O centro de convenções passará por uma ampliação nas áreas atuais do Palácio de Convenções. O Auditório Celso Furtado passará por uma atualização. Serão mais de 50 mil m² de área locável para comportar até 15 mil pessoas.

Pavilhão de Exposições

As áreas existentes destinadas para eventos B2B (business to business) e B2C (público final) serão revitalizados com moderna infraestrutura, nova climatização e a criação de uma grande praça de acolhimento e convivência.

Novo Bairro

O masterplan contempla ainda hotel, edifícios com vocações corporativas e de uso misto, coworking e inovação, hospital, centros comerciais e de logística.

 O Anhembi, que ocupa uma área de 382,5 mil m² em uma localização estratégica de São Paulo (encontro dos eixos Norte/Sul – Leste/Oeste), ganhará também um complexo audiovisual que vai impactar diretamente a indústria criativa, oferecendo estúdios para filmes, streaming, publicidade e games, por exemplo, e para receber o público ávido por inovação, tornando o projeto ainda mais completo.

“Nosso core business é evento e continuará sendo. Por isso, buscamos parceiros estratégicos para aproveitar todo o potencial construtivo do local e, com isso, desenvolver a região de forma planejada, atendendo a demandas, carências e desejos da população local”, finaliza Milena Palumbo.