Próxima edição do Inspiramais aborda futuro do mercado dos produtos de moda

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Qual é a chave para a transformação do mercado de produtos de moda? Essa é a pergunta que norteia a pesquisa que deu origem ao tema da próxima edição do Inspiramais: Future Proof.

Entre os dias 13 e 16 de julho, o salão que reúne soluções em design, inovação e sustentabilidade apresentará novidades para a temporada 2022_II a segmentos como calçados e acessórios, confecção, moveleiro e bijuterias.

Além disso, durante os quatro dias do evento online haverá rodadas de negócios nacionais e internacionais, palestras de inspirações com exposição de materiais e networking entre os participantes.

Na avaliação do coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, um dos grandes pilares do salão é a continuidade. O tema da próxima temporada é sempre construído a partir da evolução de conceitos trabalhados nas anteriores.

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Na última edição, por exemplo, fez-se referência ao impacto e às mudanças impostas pela pandemia, com a temática Antídoto.

“Naquele momento, falamos sobre a ideia de antídoto, de olhar para a natureza e de regenerar como ela se regenera. Buscamos a cura para todas as dificuldades e, em relação aos negócios, o reposicionamento com o digital tem esse sentido”, esclarece.

Para 2022_II, o questionamento está voltado à relação com o que está por vir. “Para serem percebidos no futuro, tanto a empresa quanto o produto devem ter relevância. Se não houver propósito e uma narrativa sustentável de inovação, eles não se mantêm no amanhã”, explica.

Para o designer, ser relevante é traduzir esses sentimentos em formas de materiais e depois de produtos – tornando-os desejados e necessários. “O futuro vai exigir ações positivas aqui e agora. Um produto relevante será valorizado se tornando à prova do futuro”.