Como diz uma frase de Santo Agostinho, “a vida é um livro, e quem não viaja lê apenas a primeira página”. E ele tinha razão, pois o mundo é muito grande para não ser explorado, e viajar é um dos maiores prazeres da vida.
Mas qual é o seu destino dos sonhos? Como ir? O que fazer quando chegar lá?
E, entre tantas opções, fica difícil escolher apenas uma.
No Brasil, agências de turismo já fazem suas apostas. A CVC está lançando opções de circuitos pelo país e pacotes para o litoral caribenho. “Apostamos em circuitos de praias no litoral das regiões Norte e Nordeste, além de Los Cabos, Riviera Nayarit, Puerto Vallarta, Riviera Maya e, mais recentemente, Turks & Caicos” , diz o VP de vendas, produtos e marketing da CVC, Valter Patriani.
Para Juarez Cintra, presidente do Grupo Ancoradouro, os EUA e a Europa continuam sendo os destaques. “Além da grande oferta de voos, esses dois destinos são os que mais atraem os brasileiros. A Europa pela sua história e beleza, e os EUA por ter uma cultura semelhante à nossa.”
Apostando na Copa de 2018, a Schultz já começa a trabalhar a Rússia como destino. “Certamente a Rússia, por ser a sede da próxima Copa, mas temos também outros destinos como Polônia, Portugal e Flórida, devido aos novos voos para Fort Lauderdale por Copa, Avianca e Azul”, comenta o presidente da agência, Aroldo Schultz.
Respondendo àquelas questões do começo da matéria, fica a pergunta: mas como chegar?
Pois é, o setor de transporte aéreo constitui uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento do turismo.
A Copa Airlines passou a operar voos que saem do Panamá quatro vezes para Fort Lauderdale (EUA). Já a Azul ainda nem começou a operar suas rotas para os EUA e já está de olho em novos destinos e promoções, revela o presidente da companhia, David Neeleman, que promete passagens na faixa de US$ 600 no novo voo para Fort Lauderdale, previsto para dezembro.
A Turkish Airlines tem Istambul entre as rotas mais procuradas, mas para 2015 a empresa está apostando nas Américas. “Entre os destinos está México, Cuba, Bogotá e Caracas, mas ainda sem data de início de operação”, revela Rebecca Meadows, gerente de vendas e marketing da Turkish.
A Avianca ainda não definiu seus destinos, mas de acordo com o VP comercial e marketing, Tarcísio Gargione, a estratégia será fortalecer as operações e atender as demandas do grupo Star Alliance.
A TAP inaugurou novos itinerários, entre eles Manaus e Belém, no Brasil; Nantes, na França; Oviedo, na Espanha; Hannover, na Alemanha; Gotemburgo, na Suécia; Belgrado, na Sérvia; Talim, na Estônia; e São Petersburgo, na Rússia.
“Com esses lançamentos alcançamos a malha global de 85 destinos, e o nosso desafio continua sendo consolidar as rotas existentes”, aposta Francisco Guarisa, diretor de marketing da TAP para o Brasil.
E agora chegamos à última pergunta. O que fazer quando chegar lá?
Para o ano de 2014 as vendas de pacotes turísticos, incluindo destinos nacionais e internacionais, devem crescer perto de 5%, mas para que nada saia errado, é preciso um roteiro, e é aí que entra o agente de viagens. “Os agentes de viagens são essenciais para a CVC. Eles precisam entender cada vez mais gente e traduzir os anseios dos clientes”, comenta Patriani.
Já para Aroldo Schultz, acabou o tempo que o cliente precisava do agente de viagem para fazer uma reserva dehotel. “Hoje o consumidor pode fazer a compra on-line, e a Schultz oferece tecnologia ao agente físico, seja pequeno ou grande, para que tenha um site POTA (Personal On-line Travel Agency), que permite que o cliente tenha as vantagens de comprar num site on-line, com o atendimento personalizado que um agente de viagem pode oferecer.”
Na opinião de Juarez Cintra, a figura do agente de viagem passa mais segurança na hora da compra e consultoria do destino. “Acredito que a POTA deve existir, mas nunca irá substituir o agente. Em minha opinião, quem compra viagem pela internet já perde metade da emoção da viagem.”
Diante desse cenário, vem aí a 42ª Abav – Expo Internacional de Turismo. Com elevado índice de participação, o evento promoverá o encontro de 3.500 expositores, com representantes de 65 países e 40 mil visitantes profissionais, de todos os segmentos da indústria.
ABAV
42ª edição EXPO INTERNACIONAL DE TURISMO
24 de Setembro a 28 de Setembro 2014
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Fonte: Matéria originalmente publicada na 22ª edição da Radar Magazine, publicação do Grupo Radar de Comunicação ao qual pertence também o Portal Radar