Índia: Um novo jeito de olhar o mundo

Anúncio

Conhecer a Índia é enxergar além do exótico: é compreender a espiritualidade traduzida no colorido cotidiano e na amabilidade de seu povo.

Antes de mais nada, esqueça todos os clichês e estereótipos. A Índia é infinitamente mais fascinante e complexa do que qualquer revista pode mostrar.

Viajar pela Índia é uma experiência de vida intensa: ninguém volta de lá indiferente. Tudo surpreende, seja pela beleza, pela novidade, ou simplesmente pelo choque cultural. Conhecer a Índia exige tempo: o território é grande e cada região é muito diferente da outra – povo, paisagens, arquitetura. É preciso ter contato com essa variedade para poder dizer que se conheceu o país. Tudo é novo e estranho para um ocidental.

O trânsito louco, o barulho de buzinas, a poluição, fazem com que as grandes cidades indianas sejam um tanto atordoantes para quem chega ali pela primeira vez.

Anúncio

A história da Índia se confunde com lendas, histórias de deuses e semideuses – reis-divindades. As sucessivas invasões, dos arianos, há milhares de anos, mongóis e outros povos, séculos mais tarde, formaram as características étnicas, culturais e religiosas desse país de mais de um bilhão de habitantes, tão diferente à maioria dos ocidentais.

TRANSPORTE

Ferroviário – a Índia conta ampla malha ferroviária, herança do período colonial britânico. Porém, depois que as tropas se retiraram muito pouco foi feito para deixar a infraestrutura em bom estado e as estações são um tanto caóticas.
Existem alguns trens exclusivamente turísticos que levam seus passageiros por diversos pontos do país. No geral, as acomodações são confortáveis, serviço de qualidade, entradas para atrações, guias e refeições estão incluídos.

Rodoviário – Apesar da relativa boa qualidade do asfalto em muitas rodovias, é possível viajar quilômetros e quilômetros sem fim sem passar por um retorno. Ou seja, manobras insanas são bem comuns. Além disso, a mesma faixa de asfalto é disputada por motos, vacas, dromedários, caminhões lentos, tratores e carros velhos e supercarregados. Se achar que não tem peito para dirigir o carro, contrate um motorista. Por isso, é muitos difícil prever o tempo que uma viagem poderá levar. Por vezes, um trecho curto poderá tomar horas e horas de seu tempo.

Aéreo – Voar é a melhor opção, ainda que os serviços aeroviários por vezes sejam um pouco confusos, com malas extraviadas, controle pouco rígido de embarque e salas de espera bem simples. No entanto, as companhias aéreas oferecem bons serviços, razoavelmente pontuais e boa cobertura territoriais.

ALIMENTAÇÃO

A cozinha indiana é um dos pontos altos de sua visita ao país. Cada região possui diferentes ingredientes, influências e receitas, estabelecidas por distintas condições climáticas, fatores religiosos e, obviamente, proximidade com outras culturas: no norte de Índia, de clima mais seco, predomina a cultura do trigo, sendo o pãozinho recheado roti um de seus pratos mais simbólicos; o sul, mais úmido, é a terra do arroz. Comum aos dois, os curries, perfumados, coloridos e de sabor intenso. E lembre-se de que não será fácil escapar dos condimentos, já que mesmo em redes de fast-food como Pizza Hut e McDonald’s possuem seus pratos bem apimentados.

Quem gosta muito de carne terá que se contentar com frango e cabrito, muita pouca carne de boi e quase nenhum porco. Na Índia, os vegetarianos são maioria.
Evite ao máximo comer comida de rua, uma vez que as condições de higiene são precárias.

Procure sempre beber água engarrafada, com a tampa aberta na sua frente. Evite os sucos de frutas fora dos hotéis ou bons restaurantes. Refrigerantes e cerveja são boas opções, embora esta última não seja encontrada facilmente.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Portadores de passaporte brasileiro precisam de visto de entrada na Índia. Consulte seu despachante para maiores esclarecimentos.

Brasileiros também precisam apresentar o certificado internacional de vacina contra a febre amarela, que é inclusive pré-requisito para a emissão do visto.

População: 1.148.000.000 habitantes

Código de área: +91

Fuso horário: + 9h30 (horário de Brasília)

Site oficial: www.incredibleindia.org