Alemanha tem 340 feiras de negócios planejadas para 2023

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Os primeiros sinais de recuperação na Alemanha como um importante local de feiras de negócios começam a aparecer, indica a associação da indústria alemã de feiras (AUMA).

Pelo menos 340 feiras estão planejadas para 2023, o que significa quase um quarto a mais de feiras serão realizadas no próximo ano do que foi possível em 2022 na Alemanha.

Somente no primeiro trimestre de 2023, há cerca de 120 feiras no calendário – em 2022, apenas 18 feiras puderam ser realizadas no mesmo período devido às proibições.

Eficiência energética, economia circular e tecnologias de produção inovadoras são os principais temas das feiras alemãs em 2023.

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“A indústria de feiras na Alemanha está lentamente encontrando seu ritmo novamente. Dois anos de proibição de feiras ainda pesam sobre o setor, responsável por 230 mil empregos”, afirma Philip Harting, presidente da AUMA.

“Esperamos o apoio do Ministro Federal da Economia sem novos obstáculos. A indústria de exposições é muito ajudada com a estabilidade. Então 2023 pode ser o primeiro ano melhor desde o início da pandemia”, completa.

A projeção da AUMA para 2022 mostra que 65% dos visitantes voltaram aos centros de convenções e exposições da Alemanha. Até o verão europeu o número médio ainda era de 55% do nível pré-corona.

Os números têm aumentado desde o outono. A situação é semelhante para os expositores: em média, 70% voltaram às feiras ao longo do ano – com uma tendência de alta desde o outono.

Devido, em particular, à proibição de feiras no primeiro trimestre, os efeitos econômicos positivos gerais da indústria de feiras este ano serão de apenas 55% dos anos pré-Corona, de acordo com os primeiros números.

Segundo dados provisórios da AUMA, 280 feiras terão acontecido na Alemanha em 2022. Outras 130 foram canceladas e 60 tiveram que ser reagendadas durante o ano.

O dano econômico geral causado por proibições, adiamentos e cancelamentos de feiras chegou a mais de 56 bilhões de euros na Alemanha desde o início da pandemia e nove bilhões de euros a menos em receitas fiscais.

“A Alemanha mais uma vez fará jus à sua reputação como um local privilegiado para feiras comerciais. No entanto, as preocupações com a energia acessível estão obscurecendo as primeiras perspectivas para o novo ano”, ressalta e finaliza o presidente da AUMA.