Abicalçados celebra aumento nos resultados em circuito de feiras norte-americanas

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O maior mercado internacional para o calçado brasileiro, determinante para o crescimento das exportações do setor, recebeu, entre os dias 12 e 23 de fevereiro, mais uma edição do Circuito de Promoção Comercial Estados Unidos.

No total, quatro feiras estadunidenses devem gerar mais de US$ 7,6 milhões para 29 marcas de calçados brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear.

Esse programa de fomento às exportações do setor é mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a ApexBrasil.

O relatório soma negócios realizados in loco e que ficaram alinhavados nos eventos. A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que o mesmo circuito, no mesmo período de 2022, gerou US$ 5,6 milhões.

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“Tivemos um crescimento de 26% em negócios, o que corrobora o bom momento do calçado brasileiro no mercado dos Estados Unidos”, avalia.

Segundo ela, nos quatro eventos foram quase mil contatos, grande parte deles inéditos, não somente com grandes players norte-americanos, mas também da América Latina, Europa e Oriente Médio.

A previsão, conforme relatório da Abicalçados, é de que sejam comercializados mais de 388 mil pares de calçados em função das participações.

A primeira parada foi na Playtime NY, em Nova Iorque, entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Na feira, que comercializa coleções de calçados infantis, as marcas participantes foram:

– Cartago Kids, Dalai Kids, Ipanema Kids, Mini Melissa e Planet Sea

Elas reportaram negócios na ordem de US$ 93 mil, entre efetivados in loco e alinhavados.

Na sequência, as marcas Actvitta, Beira Rio, BR Sports, Carrano, Cartago, Ipanema, Klin, Melissa, Mini Melissa, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Pegada, Savelli, Schutz, Vizzano e Zinzane participaram a Magic/Project Las Vegas.

A feira aconteceu entre os dias 13 e 15 de fevereiro. Conforme relatório da Abicalçados, devem ser gerados mais de US$ 2,9 milhões entre negócios efetivados e alinhavados.

Organizada pelos representantes comerciais do sudeste dos Estados Unidos, a Atlanta Shoe Market, em Atlanta, aconteceu entre os dias 18 e 20 de fevereiro e deve gerar US$ 2,4 milhões em negócios.

 “A Atlanta Shoe Market é uma das feiras que mais crescem nos Estados Unidos, tanto pelo custo-benefício proporcionado – é considerada uma feira com investimentos mais acessíveis – quanto pela capacidade de comercializar grandes volumes”, ressalta Paola.

A delegação brasileira foi a principal entre as estrangeiras presentes no evento. Participaram da feira as marcas brasileiras:

– Azillê, Bottero, Carrano, Cartago, Cartago Kids, Ipanema, Ipanema Kids, Melissa, Mini Melissa, Pegada, Petite Jolie, Piccadilly, Quick Shoes, Renata Mello, Schutz e Suzana Santos.

Finalizando o Circuito de Promoção Comercial nos Estados Unidos, a Magic NY, em Nova Iorque, aconteceu entre os dias 21 e 23 de fevereiro.

Somando negócios realizados in loco e alinhavados, a mostra deve gerar US$ 2,2 milhões para as marcas brasileiras Actvitta, Beira Rio, BR Sports, Carrano, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Petite Jolie, Vizzano e Zinzane.

O mercado norte-americano, historicamente, é o principal para a indústria brasileira de calçados no exterior.

Em janeiro, conforme dados elaborados pela Abicalçados, foram embarcados para lá 1,26 milhão de pares por US$ 23,4 milhões, 9,5% menos do que no mesmo mês de 2022.