A pouco mais de quatro meses da 34ª edição, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que acontece de 28 de fevereiro a 3 de março, já conta com 70% do espaço de exposição ocupado.
De acordo com os organizadores, esta é a primeira vez que este valor é atingido tão cedo. A próxima edição promete ter uma oferta diversificada em expositores, setores e conteúdos.
Para esta edição, é esperado que se ultrapasse de forma significativa os resultados de 2023. Os Açores serão o Destino Nacional Convidado da próxima edição da BTL.
Já a chancela de Município Convidado foi atribuída a Coimbra. Em linha com as tendências do mercado, a BTL reforça uma vez mais o seu compromisso com espaços já conhecidos do público.
Assim, a BTL Cultural é, novamente, uma aposta em um momento em que a cultura é uma aliada fundamental para impulsionar o setor. Depois do sucesso da edição passada, a BTL LGBTI+ também está confirmada.
O intuito é promover a diversidade dentro da oferta nacional e apostar, uma vez mais, neste mercado em que a procura continua a crescer em Portugal.
A inovação volta a ser um dos principais pilares da Bolsa de Turismo em 2024. Como tal, a BTL Lab volta a ser um espaço de destaque dedicado a apresentações, talks e exposições com soluções na área das tecnologias, transição digital e promotoras da sustentabilidade.
O hub pretende incentivar à partilha de ideias e de experiências, fomentando a criação de sinergias e negócio.
O programa de Hosted Buyers, organizado em parceria com o Turismo de Portugal e com a TAP Portugal, volta também a ser uma aposta da organização, com foco nos 26 principais mercados emissores da oferta turística nacional.
“Prevemos uma BTL que continua a ter o foco na qualidade, diversidade e no valor que entregamos aos nossos clientes, ultrapassando os resultados da última edição”, explica Dália Palma, gestora coordenadora da BTL.
“O fato de já termos fechado 70% do espaço é um sinal de que os expositores estão entusiasmados com a edição do próximo ano e de que a BTL continua a ser a plataforma de negócio do setor de turismo em Portugal”, completa.
Palma adianta que, tal como na edição anterior, este ano a feira quer uma vez mais reforçar a aposta nos mercados internacionais e trazer oportunidades de negócio para Portugal.
“Para tal, o Programa de Hosted Buyers, que em 2023 registou mais de 1800 reuniões entre 256 suppliers e 120 buyers, oriundos de 26 mercados emissores, volta a ser uma prioridade da organização”, afirma.
A BTL Formação e Emprego será uma aposta fundamental para criar a ponte com o mercado de trabalho no setor do Turismo. Esta iniciativa contará com uma diversidade de oportunidades para todos aqueles que pretendem iniciar ou manter a sua carreira no setor do turismo, além de poderem explorar oportunidades de formação.
Desta forma, pretende-se contribuir para mitigar o problema de escassez de mão-de-obra qualificada no setor do turismo e promover a retenção de talento nas empresas.
Promovida pela Fundação AIP, a 34ª edição da BTL será realizada no FIL – Parque das Nações. Mais informações em https://btl.fil.pt/.