A feira colombiana IFLS + EICI, que aconteceu em Bogotá entre os dias 6 e 9 de fevereiro, teve resultados 13,3% melhores em relação à edição do ano passado.
Conforme relatório gerado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), os números são animadores:
– In loco foram realizados mais de US$ 1,3 milhão em negócios, que, com as expectativas de negociações que ficaram alinhadas, pulam para mais de US$ 6 milhões nos próximos meses.
A participação nacional de 22 empresas foi organizada por meio do Brazilian Materials, programa de fomento às exportações do setor mantido pela Assintecal em parceria com a ApexBrasil.
Além de realizar negócios com milhares de compradores, a maior parte deles da América Latina, as empresas puderam apresentar suas soluções em sustentabilidade no espaço institucional do Origem Sustentável, a única certificação de práticas ESG para as indústrias da cadeia produtiva do calçado no mundo.
No local, a equipe da Assintecal explicou para os visitantes o funcionamento da certificação, que já conta com mais de 100 empresas brasileiras certificadas ou em processo de certificação.
“A sustentabilidade, não somente no seu pilar ambiental, mas também social e econômico, é cada vez mais importante no processo de decisão de compra”, diz o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior.
“E, para ter uma produção sustentável, é preciso que todos os elos da cadeia produtiva sejam efetivamente sustentáveis, e essa sensibilização é justamente a missão do Origem Sustentável por meio da certificação”, completa.
Tradicionalmente, a IFLS + EICI é a primeira feira internacional do ano a apresentar alguns dos materiais lançados na edição de janeiro do INSPIRAMAIS.
No espaço Inspiramais Internacional, os visitantes puderam conferir alguns dos materiais que foram lançados durante a 29ª edição do salão.
O destaque foi para a ilha de materiais sustentáveis, que destacou a referência da indústria brasileira em apresentar ao mercado internacional uma combinação de tendência, conhecimento e sustentabilidade aos compradores internacionais.
Participaram da feira colombiana, com o apoio do Brazilian Materials, as empresas:
– Biatex, Colorgraf, Empório Yurgel, Fibertex, Group Matrizes, Retma, Rodamatrizes, Usicon, Usitec, Master, Tecmec, WS Metais, Brisa;
– Bottero, Beira Rio, Zahonero, Maquetec, Primus Têxtil, IBK, Evatec, Maurílio Etiquetas e Grupo HG.