Circlepack 2024 gera expectativa de US$ 1,9 milhões de novos negócios a brasileiros

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A delegação de empresas brasileiras participantes da Circlepack 2024, um dos principais eventos de embalagens do país sul-americano, obteve resultado positivo em prospecção de novos negócios.

As seis empresas que estiveram na feira são associadas ao Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de industrialização para os mercados-alvos.

O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico).

Nos últimos anos, as exportações brasileiras de plástico para o Chile, especialmente as realizadas pelas empresas associadas ao Think Plastic Brazil, passaram por mudanças significativas tanto em valor quanto em peso.

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Em 2022, o valor das exportações das associadas ao Think Plastic Brazil para o Chile alcançou US$ 73,8 milhões, representando 43,25% das exportações brasileiras do setor para esse destino, tornando o Chile o terceiro maior mercado.

 Em 2023, apesar de uma queda de 36,73% no valor exportado, totalizando US$ 46,7 milhões, o Chile se tornou o segundo maior mercado, com a participação caindo para 33,19%”, afirma Carlos Moreira, diretor-executivo do Instituto Nacional do Plástico e de projetos do Think Plastic Brazil.

Em termos de peso, as associadas do Think Plastic Brazil exportaram 34.190 toneladas para o Chile em 2022, representando 65,86% do total exportado pelo setor.

Em 2023, o peso exportado caiu para 19.082 toneladas, uma diminuição de 44,19%, mas ainda representando 54,71% do total exportado, mantendo o Chile como o segundo maior destino em peso exportado pelas empresas apoiadas.

Para o setor de plástico brasileiro como um todo, considerando associadas e não associadas ao Think Plastic Brazil, o Chile foi o quinto maior mercado em termos de valor em 2022, com exportações de US$ 170,6 milhões.

Em 2023, o valor exportado caiu para US$ 140,7 milhões, fazendo com que o Chile caísse para a sexta posição, uma redução de 17,54%. Em termos de peso, o setor exportou 51.911 toneladas para o Chile em 2022, ocupando a terceira posição.

No entanto, em 2023, com uma redução de 32,81%, o peso exportado caiu para 34.879 toneladas, resultando na queda do Chile para a sexta posição.

“Mesmo com essa redução tanto em valor quanto em peso, o Chile continua sendo um mercado significativo para o Think Plastic Brazil, destacando a importância de revisar e ajustar as estratégias de mercado para recuperar participação e crescimento”, destaca Carlos.

A expectativa é que US$ 1,9 milhão de novos negócios sejam concretizados nos próximos 12 meses.

O evento certamente abriu oportunidades importantes de negócios e investimentos para as seis empresas que participaram da feira ao longo dos três dias de evento. No total, mais de 37 novos contatos foram realizados.