Anúncio
Início Feiras de Negócios Circlepack 2024 gera expectativa de US$ 1,9 milhões de novos negócios a...

Circlepack 2024 gera expectativa de US$ 1,9 milhões de novos negócios a brasileiros

Anúncio

A delegação de empresas brasileiras participantes da Circlepack 2024, um dos principais eventos de embalagens do país sul-americano, obteve resultado positivo em prospecção de novos negócios.

As seis empresas que estiveram na feira são associadas ao Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de industrialização para os mercados-alvos.

O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico).

Nos últimos anos, as exportações brasileiras de plástico para o Chile, especialmente as realizadas pelas empresas associadas ao Think Plastic Brazil, passaram por mudanças significativas tanto em valor quanto em peso.

Anúncio

Em 2022, o valor das exportações das associadas ao Think Plastic Brazil para o Chile alcançou US$ 73,8 milhões, representando 43,25% das exportações brasileiras do setor para esse destino, tornando o Chile o terceiro maior mercado.

 Em 2023, apesar de uma queda de 36,73% no valor exportado, totalizando US$ 46,7 milhões, o Chile se tornou o segundo maior mercado, com a participação caindo para 33,19%”, afirma Carlos Moreira, diretor-executivo do Instituto Nacional do Plástico e de projetos do Think Plastic Brazil.

Em termos de peso, as associadas do Think Plastic Brazil exportaram 34.190 toneladas para o Chile em 2022, representando 65,86% do total exportado pelo setor.

Em 2023, o peso exportado caiu para 19.082 toneladas, uma diminuição de 44,19%, mas ainda representando 54,71% do total exportado, mantendo o Chile como o segundo maior destino em peso exportado pelas empresas apoiadas.

Para o setor de plástico brasileiro como um todo, considerando associadas e não associadas ao Think Plastic Brazil, o Chile foi o quinto maior mercado em termos de valor em 2022, com exportações de US$ 170,6 milhões.

Em 2023, o valor exportado caiu para US$ 140,7 milhões, fazendo com que o Chile caísse para a sexta posição, uma redução de 17,54%. Em termos de peso, o setor exportou 51.911 toneladas para o Chile em 2022, ocupando a terceira posição.

No entanto, em 2023, com uma redução de 32,81%, o peso exportado caiu para 34.879 toneladas, resultando na queda do Chile para a sexta posição.

“Mesmo com essa redução tanto em valor quanto em peso, o Chile continua sendo um mercado significativo para o Think Plastic Brazil, destacando a importância de revisar e ajustar as estratégias de mercado para recuperar participação e crescimento”, destaca Carlos.

A expectativa é que US$ 1,9 milhão de novos negócios sejam concretizados nos próximos 12 meses.

O evento certamente abriu oportunidades importantes de negócios e investimentos para as seis empresas que participaram da feira ao longo dos três dias de evento. No total, mais de 37 novos contatos foram realizados.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile