A América Latina é uma região rica em produção de conteúdo audiovisual que é exibido em todo o mundo, sendo o segundo maior mercado consumidor depois dos Estados Unidos.
O novo LatAm Content Market pretende reforçar essa vocação em um evento apoiado pela Embratur, BRAVI e Visit Rio e dedicado a gerar negócios para as produtoras da região.
Fará isso por meio de coprodução, distribuição, licenciamento e vendas com parceiros globais, com foco em produtos de não-ficção, como documentários e reality shows.
A primeira edição do LatAm Content Market será realizada de 10 a 13 de março de 2025, no Othon Palace Hotel, no Rio de Janeiro, na icônica Praia de Copacabana.
O anúncio foi feito durante o almoço oferecido pelo Brasil no Sunny Side of the Doc, evento internacional dedicado a documentários lineares e não lineares (24-27 de junho de 2024, La Rochelle, França).
“No calendário de eventos globais, falta um espaço dedicado ao mercado latino-americano, comprometido com produções de não ficção”, acredita Fernando Dias, fundador do LatAm Content Market e sócio da produtora brasileira Grifa.
“Estamos conversando com vários players, e vários já manifestaram interesse em ir ao Brasil, porque sabem que farão negócios lá”, complra.
O LatAm Content Market oferecerá sessões de pitch, palestras, sessões de conferência, workshops, reuniões one-to-one e oportunidades de networking com importantes participantes.
As três sessões temáticas de pitching, que serão uma das principais atividades do evento, serão gerenciadas através de uma parceria com a Sunny Side of the Doc .
“Estamos muito satisfeitos por contribuir com nossa reconhecida experiência e comunidade global para o LatAm Content Market”, diz Aurélie Reman, diretora administrativa do Sunny Side of the Doc.
“Temos a ambição de oferecer sessões de pitching de alta qualidade, que são sempre um dos destaques do Sunny Side of the Doc”, completa.
Reman ressalta a importância de apoiar a diversidade deste setor além das fronteiras e promover novas oportunidades de negócios.
“Essa nova colaboração tem como objetivo impulsionar e abrir um canal de coprodução entre as Américas, a Europa e a África, conectando novos talentos de produção e narração de histórias aos principais executivos do setor”, continua.
“Essa parceria também é muito oportuna, já que o Brasil e a França lançarão temporadas culturais cruzadas em 2025″, conclui Reman.