Embratur e trade do Rio debatem agenda de eventos para os próximos anos

Anúncio ABIMAD39

O Visit Rio Convention Bureau promoveu um encontro nesta segunda-feira (12) do trade com a Embratur. A pauta principal foi construir um planejamento conjunto para avançar no crescimento do turismo do Rio de Janeiro.

A cidade teve no 1º semestre de 2024 o melhor resultado em 10 anos no desembarque de turistas estrangeiros.

O aprimoramento do banco de inteligência de dados, a expansão da malha aérea, e a agenda de eventos e ações para os próximos anos foram alguns dos temas da reunião realizada no Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana.  

“Os bons resultados do turismo carioca são reflexo da união entre a iniciativa privada, aqui representada por nós, e as diversas esferas públicas”, destacou Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.

Anúncio

“A importância desse evento está em proporcionar ao trade a oportunidade de ser incluído na estratégia governamental que vem sendo projetada para o futuro”, completou.

Marcelo Freixo, presidente de Embratur, reforçou que a agência cumpre o papel da promoção internacional e da produção de dados e inteligência de mercado para dar mais eficiência à tomada de decisão.

“Mas toda a cadeia de serviços, das companhias aéreas às agências de turismo, hotéis e restaurantes, toda ela é do setor privado. Então nossa relação com os empresários do turismo precisa ser de total parceria, nosso objetivo é de aumentar ainda mais a sinergia de nossas ações”, disse.

“Estamos com o trade não apenas para prestar contas, mas principalmente para planejarmos juntos nota atuação para os próximos meses e anos”, acrescentou.

O evento contou com a participação de Patrick Corrêa, presidente da Riotur; Fabiana Misse, diretora de marketing da Secretaria Municipal de Cultura; e Silvia Albuquerque, diretora regional de venues da GL Eventos no Rio de Janeiro.

O encontro também teve como objetivo apresentar as novas diretrizes com a chegada de Bruno Reis na direção de marketing da Embratur.

Ele compartilhou os próximos passos da estratégia elaborados a partir do nível de mercados (consolidados, em crescimento ou exploratórios) e destacou a importância de preparar o trade para o mercado internacional, estruturando os produtos adequadamente.

Reis também exibiu o calendário de eventos e ações para o segundo semestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025.

INTELIGÊNCIA MERCADOLÓGICA BASEADA EM DADOS

Para apresentar como o banco de inteligência de dados pode ser um aliado para auxliar o trade em decisões estratégicas, o Gerente de Inteligência de Dados e Competitividade (GIDC) da Embratur, Fábio Montanheiro, apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido no portal, atualizado mensalmente com informações sobre a chegada de turistas, gastos, malha aérea, sustentabilidade e empregos no setor.

Ele também destacou a importância da colaboração do trade para enriquecer essa base por meio da transferência de informações, o que pode contribuir para a criação de novos indicadores.

“O Rio de Janeiro está sempre presente nas pesquisas como o principal destino e porta de entrada do país. Mesmo quando o turista chega por outra cidade, ele inevitavelmente inclui o Rio em seu roteiro”, afirmou.

“O trade, que possui informações sobre o comportamento desses visitantes, pode ajudar a expandir nossa base de dados e fornecer ainda mais recursos para compreender melhor esse público”, finalizou Montanheiro.

Crédito da imagem: Alexandre Macieira – Riotur