SIAL Paris: US$ 10 bilhões em negócios gerados em 10 edições de participação do Brasil

Anúncio

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) começou a promover os produtos agroalimentares brasileiros no ‘Salon International de l’Alimentation’ (SIAL) Paris em 2006.

De lá para cá, o número de empresas e o volume de negócios gerados só aumentaram. Em 2006, a presença do Brasil gerou negócios da ordem de US$ 505 milhões.

Na última edição, em 2022, este número ultrapassou US$ 1,9 bilhão. A feira é a porta de entrada para produtos brasileiros na França e mercados adjacentes da Europa, Oriente Médio, África e América do Norte.

O SIAL Paris é realizado a cada dois anos na capital francesa desde 1964 e é considerada uma das principais feiras de alimentos de todo o mundo.

Anúncio

Junto com a feira ANUGA, que acontece nos anos ímpares, na Alemanha, as duas integram o calendário internacional dos mais relevantes eventos mundiais do setor agroalimentar. 

“É um evento que a cada edição reforça a sua relevância e o comprometimento com o crescimento das empresas agroalimentares em escala local e internacional”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. 

“O Brasil vem marcando presença no SIAL há muitos anos e sempre evoluindo, mostrando o que país tem de melhor no setor e se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos com qualidade”, completa.

Nesta edição, de 19 a 23 de outubro, os pavilhões do Parc des Expositions Villepinte vão receber mais de 7,5 mil expositores vindos de 130 países, cerca de 8 mil compradores, além de 285 mil profissionais de 205 países.

Nos 11 pavilhões, serão apresentados mais de 400 mil produtos e inovações de 10 setores de produtos alimentícios. 

“O Brasil, que tem um papel fundamental na segurança alimentar no mundo, chega com a expectativa de gerar muitos negócios”, reforça Viana.

Ao apoiar a presença de empreendedores e entidades setoriais brasileiras no SIAL, a ApexBrasil abre oportunidades para participantes de diversos segmentos mostrarem seus produtos e de terem contato direto com fornecedores e compradores estrangeiros.

As empresas brasileiras apoiadas pela Agência também participam de apresentações sobre tendências, inovações, ativações, troca de experiências e reuniões para prospecção e consolidação de vendas, que resultam em negócios imediatos e perspectivas de contratos futuros. 

HISTÓRICO DA PRESENÇA BRASILEIRA NO SIAL PARIS 

Em 2006, primeiro ano da presença brasileira sob liderança da ApexBrasil no SIAL Paris, a participação de 70 empresas nacionais gerou negócios da ordem de US$ 505 milhões.

Em 2008, o número de empresas aumentou para 80, com volume de negócios de cerca de US$ 603 milhões. O sucesso levou a ApexBrasil a ampliar o número de empresas em mais de 30%, em 2010, com 110 participantes.

O resultado superou US$ 1,1 bilhão. Na edição de 2012, foram 82 empresas apoiadas pela ApexBrasil, que, juntas, movimentaram US$ 1,02 bilhão.  

No ano de 2014, a SIAL Paris completou 50 anos, e o Brasil marcou sua participação com 84 empreendedores, com negócios de cerca de US$ 1,184 bilhão. 

Em 2016, a ApexBrasil levou 102 empresas que geraram um volume de US$ 1,2 bilhão.  

Do ponto de vista de negócios gerados, a edição de 2018 alcançou o recorde de US$ 2,3 bilhões, com 128 empresas participantes.

Em 2020, pela primeira vez na história, o evento foi cancelado em virtude da pandemia. Na época, já havia 70 empresas inscritas.  

O ano de 2022 marcou a primeira edição depois da pandemia e 130 empresas estiveram presentes, sendo 85 apoiadas pela ApexBrasil e 45 apoiadas pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e Associação Brasileira de Proteína Animal (APBA).

Juntas elas geraram negócios de aproximadamente US$ 1,9 bilhão. Foram mais de 7 mil expositores oriundos de 127 países que receberam mais de 265 mil visitantes de 200 países.

O Brasil ocupou um espaço de cerca de 280 mil metros quadrados. Agora, em 2024, a Agência estará com 192 empresas brasileiras do setor, sendo 87 empresas apoiadas pela ApexBrasil.

Ainda: 9 comerciais exportadoras que representarão 50 micro e pequenas empresas por meio do programa Brazil Trade Lounge (BTL); e 46 empresas apoiadas pelos projetos setoriais da ApexBrasil com a ABIEC e com a ABPA – 25 e 21 empresas, respectivamente.

A expectativa é bater o recorde de 2018 e alcançar US$ 2,5 bilhões em negócios. 

Além das exposições, o SIAL Paris oferece debates, summits, premiações e milhares de reuniões de negócios. São muitos paladares apurados com fome de fazer negócios.