Anúncio
Início Feiras de Negócios SIAL Paris: US$ 10 bilhões em negócios gerados em 10 edições de...

SIAL Paris: US$ 10 bilhões em negócios gerados em 10 edições de participação do Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) começou a promover os produtos agroalimentares brasileiros no ‘Salon International de l’Alimentation’ (SIAL) Paris em 2006.

De lá para cá, o número de empresas e o volume de negócios gerados só aumentaram. Em 2006, a presença do Brasil gerou negócios da ordem de US$ 505 milhões.

Na última edição, em 2022, este número ultrapassou US$ 1,9 bilhão. A feira é a porta de entrada para produtos brasileiros na França e mercados adjacentes da Europa, Oriente Médio, África e América do Norte.

O SIAL Paris é realizado a cada dois anos na capital francesa desde 1964 e é considerada uma das principais feiras de alimentos de todo o mundo.

Anúncio

Junto com a feira ANUGA, que acontece nos anos ímpares, na Alemanha, as duas integram o calendário internacional dos mais relevantes eventos mundiais do setor agroalimentar. 

“É um evento que a cada edição reforça a sua relevância e o comprometimento com o crescimento das empresas agroalimentares em escala local e internacional”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. 

“O Brasil vem marcando presença no SIAL há muitos anos e sempre evoluindo, mostrando o que país tem de melhor no setor e se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos com qualidade”, completa.

Nesta edição, de 19 a 23 de outubro, os pavilhões do Parc des Expositions Villepinte vão receber mais de 7,5 mil expositores vindos de 130 países, cerca de 8 mil compradores, além de 285 mil profissionais de 205 países.

Nos 11 pavilhões, serão apresentados mais de 400 mil produtos e inovações de 10 setores de produtos alimentícios. 

“O Brasil, que tem um papel fundamental na segurança alimentar no mundo, chega com a expectativa de gerar muitos negócios”, reforça Viana.

Ao apoiar a presença de empreendedores e entidades setoriais brasileiras no SIAL, a ApexBrasil abre oportunidades para participantes de diversos segmentos mostrarem seus produtos e de terem contato direto com fornecedores e compradores estrangeiros.

As empresas brasileiras apoiadas pela Agência também participam de apresentações sobre tendências, inovações, ativações, troca de experiências e reuniões para prospecção e consolidação de vendas, que resultam em negócios imediatos e perspectivas de contratos futuros. 

HISTÓRICO DA PRESENÇA BRASILEIRA NO SIAL PARIS 

Em 2006, primeiro ano da presença brasileira sob liderança da ApexBrasil no SIAL Paris, a participação de 70 empresas nacionais gerou negócios da ordem de US$ 505 milhões.

Em 2008, o número de empresas aumentou para 80, com volume de negócios de cerca de US$ 603 milhões. O sucesso levou a ApexBrasil a ampliar o número de empresas em mais de 30%, em 2010, com 110 participantes.

O resultado superou US$ 1,1 bilhão. Na edição de 2012, foram 82 empresas apoiadas pela ApexBrasil, que, juntas, movimentaram US$ 1,02 bilhão.  

No ano de 2014, a SIAL Paris completou 50 anos, e o Brasil marcou sua participação com 84 empreendedores, com negócios de cerca de US$ 1,184 bilhão. 

Em 2016, a ApexBrasil levou 102 empresas que geraram um volume de US$ 1,2 bilhão.  

Do ponto de vista de negócios gerados, a edição de 2018 alcançou o recorde de US$ 2,3 bilhões, com 128 empresas participantes.

Em 2020, pela primeira vez na história, o evento foi cancelado em virtude da pandemia. Na época, já havia 70 empresas inscritas.  

O ano de 2022 marcou a primeira edição depois da pandemia e 130 empresas estiveram presentes, sendo 85 apoiadas pela ApexBrasil e 45 apoiadas pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e Associação Brasileira de Proteína Animal (APBA).

Juntas elas geraram negócios de aproximadamente US$ 1,9 bilhão. Foram mais de 7 mil expositores oriundos de 127 países que receberam mais de 265 mil visitantes de 200 países.

O Brasil ocupou um espaço de cerca de 280 mil metros quadrados. Agora, em 2024, a Agência estará com 192 empresas brasileiras do setor, sendo 87 empresas apoiadas pela ApexBrasil.

Ainda: 9 comerciais exportadoras que representarão 50 micro e pequenas empresas por meio do programa Brazil Trade Lounge (BTL); e 46 empresas apoiadas pelos projetos setoriais da ApexBrasil com a ABIEC e com a ABPA – 25 e 21 empresas, respectivamente.

A expectativa é bater o recorde de 2018 e alcançar US$ 2,5 bilhões em negócios. 

Além das exposições, o SIAL Paris oferece debates, summits, premiações e milhares de reuniões de negócios. São muitos paladares apurados com fome de fazer negócios.  

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.