O Rio Convention & Visitors Bureau apresentou no dia (29), no auditório do Maracanã, o Fórum ‘Rio 2017 – Um futuro de oportunidades’. Com o objetivo de preparar o setor para ter um melhor aproveitamento no período pós-olímpico, o evento reuniu especialistas das Olimpíadas de Londres e Barcelona para debater e discutir temas relacionados à indústria do turismo.
Para um público formado por autoridades governamentais, entidades de classe, hoteleiros, executivos de companhias aéreas e representantes do turismo carioca, o presidente do Rio CVB e ABIH-RJ, Alfredo Lopes, abriu o evento destacando que uma Olimpíada pode acelerar em até 20 anos o desenvolvimento de uma cidade. No caso carioca, o setor hoteleiro investiu fortemente e chegou a um crescimento de 48% no número de leitos.
Na sequência, o secretário Municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, lembrou que os governos Estadual e Municipal têm feito grandes investimentos voltados para os Jogos Olímpicos, então o evento se apresenta como uma excelente oportunidade de discutir, ao lado da iniciativa privada, os desafios para 2016 em diante.
Representando o prefeito Eduardo Paes, o secretário Executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, exemplificou os avanços e esforços feitos pela Prefeitura para tornar a cidade um destino turístico ainda maior. “Hoje, o Porto Maravilha é a maior obra urbana do mundo e está acontecendo graças às Olímpiadas, mesmo não tendo relação direta com o maquinário Olímpico. Este é um legado que a cidade terá a partir de uma parceria público-privada, beneficiando o turista, o carioca e a imagem da cidade”, afirma.
Representando o Governo do Estado, o secretário Estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix, lembrou que o evento traz oportunidades de desenvolver ações para estimular um maior fluxo de turistas para o interior do estado. “A capital fluminense está a poucas horas de belos atrativos e municípios que merecem ser visitados”.
Apresentado pelo diretor Comercial do Rio CVB, Michael Nagy, o CEO do Barcelona Turismo e Presidente da CTECNO (Fundação Catalã), Jordi Carnes, realizou um mapeamento das Olimpíadas realizadas em Barcelona: “A transformação de Barcelona, especialmente na região portuária, foi a responsável por colocar o destino no mapa do turismo mundial. Tivemos grandes progressos na diminuição da taxa de desemprego e conseguimos nos tornar um dos motores da recuperação da Espanha”.
O vice-presidente da América do Norte e Mercado Emergentes da London & Partners, Chris Lynn, reforçou a importância de estimular o patriotismo nos moradores durante os Jogos Olímpicos: “Fizemos diversas campanhas, entre eles a criação de embaixadores. Tivemos 50 mil moradores treinados e que serviram como voluntários. Hoje, ainda contamos com 10 mil deles que se dispõem a trabalhar em outros projetos, propagando a marca Londres onde é que eles estejam”, conta. O destino investiu em estratégias para propagar a marca da cidade olímpica pelo mundo. “Esta é a hora de exibir a história, os atrativos e a cultura do Rio para imprensa que vem cobrir os jogos. Com uma boa estratégia de mídia é possível divulgar para o mundo o que se quer mostrar”, conta.
Ainda segundo o executivo, as Olimpíadas de Londres incrementaram em 8% o turismo de negócios e trouxeram para a cidade um legado com os equipamentos esportivos que tem atraído diversos eventos para a cidade. “Gastamos 10 bilhões de libras com os Jogos. Hoje, nosso retorno, gira em trono de 18 bilhões”.
Representando a Associação Britânica de Hotelaria (BHA), a conselheira geral da entidade, Jackie Grech, reforçou a importância da união da indústria de turismo para conquistar novos espaços e oportunidades com as Olimpíadas. “É importante que o setor se reúna. A competitividade faz parte, mas a união levará a indústria do turismo para um caminho muito melhor. Através da união de diferentes setores do turismo, e até de diferentes países, é possível articular com o Governo melhorias e vantagens para o setor, como, por exemplo, a facilidade da obtenção de vistos e regulamentações”. A executiva também lembrou que a regulamentação de meios de hospedagens alternativas, como, por exemplo, o Airbnb, foram implantadas para o evento.
Fechando as apresentações, o Chairman e Presidente da empresa de gestão de eventos MCI, Roger Tondeur, reforçou a oportunidade de alavancar o setor de eventos do destino no período pós-Olímpico, lembrando que o turista de negócios é o futuro turista de lazer. O executivo também alertou para o risco da onda de progresso levar ao aumento desenfreado dos preços, se tornando um obstáculo para a captação dos eventos de diferentes portes.
O evento Rio 2017 – Um futuro de oportunidades foi promovido pelo Rio Convention & Visitos Bureau, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura, ABIH-RJ, Secretaria Especial de Turismo, Riotur e Secretaria Estadual de Turismo.