A expansão da usina solar do BEC já está em operação e abastece 18% de seu consumo

Anúncio

A ampliação da usina solar fotovoltaica do centro de convenções e exposições Bilbao Exhibition Centre (BEC), na Espanha está concluída e em operação.

Após o içamento e trabalhos de instalação, os sistemas já foram adaptados para conectá-los à rede interna. A nova central solar será inteiramente dedicada ao consumo e abastecimento das próprias necessidades energéticas da BEC.

Esta nova estrutura é a maior instalação fotovoltaica em cobertura da região de Biscaia e soma-se à já instalada em 2004, que continuará a alimentar a rede geral com energia.

No total, foram instalados 1.800 painéis solares com o objetivo de gerar eletricidade com uma potência nominal de 990 kW. Os geradores fotovoltaicos foram colocados em estruturas com inclinação de 10 graus na cobertura do Pavilhão 6.

Anúncio

Em operação desde o final de abril, a usina produziu nesses quase dois meses de funcionamento 217.523 kWh em regime de autoconsumo, sem venda de excedentes à rede. Esta produção representa cerca de 18% da energia consumida pela BEC no mesmo período.

Esta expansão envolveu um investimento de 650.000 euros que foi realizado com fundos próprios da BEC Solar, sociedade anónima detida pela Entidade Basca de Energia (EVE) e pelo Centro de Exposições de Bilbao.

Aproveitar a energia do sol para produzir eletricidade em um local como o oferecido pela BEC torna-se uma alternativa de abastecimento de energia muito interessante devido ao tamanho do centro de eventos.

Além disso, a energia é uma das principais linhas de trabalho para certificar os eventos como sustentáveis ​​com o selo Erronka Garbia. Essas ações fazem parte do compromisso da BEC com a sustentabilidade e com a agenda ODS 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.