Um dos eventos mais aguardados mundo afora é a Fórmula 1, principal campeonato automobilístico do mundo organizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
A competição percorrerá 24 países neste ano, requisitando uma logística muito estratégica, já que, entre todos os passos, estão o deslocamento dos carros e equipamentos, bem como de pilotos e membros das equipes, e a organização nas cidades pelas quais a F1 passará.
É justamente por isso que a Fórmula 1 é um dos principais cases da logística mundial, sobretudo por utilizar os modais de transporte em sua integralidade.
A Intermodal South America 2024, que acontece entre 5 e 7 de março, no São Paulo Expo, contará com a participação do diretor-executivo da Fórmula 1 São Paulo, Francisco Mattos.
O executivo irá palestrar no primeiro dia no Interlog Summit, evento de conteúdo que acontece durante a Intermodal.
O tema da apresentação será “A logística dos bastidores da F1: a corrida que você não vê”, onde será contado um pouco sobre como é a organização logística do evento.
“A Fórmula 1 é gigantesca, com uma audiência espetacular em todo mundo, muitos patrocinadores, um público enorme e ainda gerenciamos a venda de ingressos. Mas, o maior desafio que temos é a logística”, comenta Mattos.
O impacto positivo desta palestra para o setor é significativo, uma vez que a Fórmula 1 é uma complexa operação logística, que envolve milhares de operadores logísticos em todo o mundo.
“Nós nos deslocamos de um país para o outro, além de deslocarmos os carros. Trazemos tudo o que utilizamos, das câmeras à central de imprensa, por exemplo”, ressalta o executivo.
“Isso acontece para termos a padronização exigida em todos os nossos operacionais, já que nem todos os países possuem a mesma infraestrutura”, completa.
PLANEJAMENTO LOGÍSTICO E DECISÃO ESTRATÉGICA DA F1
Multimodalidade, eficiência e sustentabilidade fazem parte das estratégias da organização da Fórmula 1.
Na sua palestra, o executivo da F1 São Paulo vai detalhar a importância de parceiros estratégicos, a exemplo do aeroporto de Viracopos e da Companhia Marítima MSC, para o deslocamento dos equipamentos até Interlagos.
Mattos antecipa alguns dados do que apresentará aos participantes do Interlog Summit:
“Para trazer os equipamentos, carros e as equipes para o Brasil, utilizamos oito ou nove boeings, além de 27 carretas, que fazem 100 viagens entre o aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas, e o Autódromo de Interlagos.”
“Para agilizar o desembaraço das cargas, montamos um posto aduaneiro dentro de Interlagos e contamos com o modal marítimo para o transporte de peças de substituição, como pneus, combustíveis e até mobiliário”, completa.
Mattos dá números que deixam claro o impacto positivo que a Fórmula 1 tem na economia da cidade de São Paulo.
No ano passado, o evento ofereceu um incremento na economia local de R$ 1,67 bilhão, com a atração de 270 mil turistas em quatro dias.
“O retorno é enorme. Todo ano contratamos a Fundação Getúlio Vargas para mensurar. Quanto ao público que vem para a Fórmula 1, 75% não são da cidade de São Paulo”, diz.
“Então, o evento possibilita a maior ocupação hoteleira do ano de São Paulo, o maior tíquete de restaurantes e o mês de maior arrecadação de ISS (Imposto sobre Serviços) da cidade”, finaliza.
EXPOSIÇÃO
Em 2024, a Intermodal South America reúne mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, abrangendo todos os modais de transporte.
A expectativa é receber mais de 43 mil profissionais durante os três dias de evento. Acompanhe abaixo um bate-papo sobre o evento com Hermano Pinto Jr., diretor da Intermodal.
Serviço:
Data: de 5 a 7 de março de 2024.
Local: São Paulo Expo.
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo (SP).