Anúncio
Início Geral A Feira de Vidro

A Feira de Vidro

Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil

O vidro sempre terá uma boa estética e funcionalidade, proporcionando conforto, elegância e sofisticação.

Para você que ganha a vida trabalhando com este espetacular material, e quer saber mais sobre as novidades do setor, vem aí a Glass South América.

Para saber mais sobre o evento e as novidades do setor, conversamos com a Diretora-Geral da NürnbergMesse, Ligia Amorim

Radar – Como avalia o cenário atual do mercado vidreiro no Brasil? É um bom momento para o setor?

Anúncio

O mercado vidreiro brasileiro encontra-se bem posicionado. Segundo o Panorama 2013 da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), a cadeia produtiva está crescendo e se tornando cada vez mais robusta. Entre as razões para esse crescimento, destaca-se que mais de 70% dos vidros consumidos no País são automotivos ou com valor agregado de processamento e, em apenas três anos, quase dobrou o consumo de laminados sendo que, estes e outros fatores geraram um faturamento de mais de R$4 bilhões/ ano para a indústria de transformação.

Radar – Na sua visão qual a importância da Glass para o setor e para as empresas?

A Glass South America, evento bienal organizado pela NürnbergMesse Brasil, é a principal plataforma de negócios e tendências do setor vidreiro na América Latina. Este ano, o evento está na 11ª e será realizado entre os dias 21 e 24 de maio, no Transamérica Expo Center (SP).

O evento é reconhecido como a principal plataforma de negócios na América Latina e a 2º feira de maior importância no cenário internacional. Assim como a Glasstec – Alemanha, Vitrum – Itália e Glass Built América – USA, reúne as principais marcas do setor e é uma das únicas onde o visitante tem a oportunidade de visualizar máquinas em funcionamento.

Ainda, a Glass South America conta com uma parceria exclusiva com a Abravidro e receberá as principais marcas de cada segmento do mercado vidreiro. Estamos, portanto, em sintonia com os principais players desse setor e oferecemos a eles e aos profissionais uma plataforma de negócios que reunirá as principais tendências e novidades do Brasil e da América Latina.

Radar – Quais as novidades para este ano?

Seguindo sua missão de criar experiências, conectar pessoas e compartilhar conhecimento, a Glass South America, apresenta uma grade completa de conteúdo, – que proporciona uma rara oportunidade de atualização profissional aos visitantes e congressistas que participarão do evento.

Uma das novidades é a estreia do 1º Summit Glass. Desenvolvido para apresentar diferentes ideias sobre o uso do vidro, o evento proporcionará a designers, engenheiros e arquitetos uma nova visão sobre as principais tendências do setor.

Neste ano de Copa do Mundo, as principais tecnologias e tendências para esse mercado também serão apresentadas na 3ª edição do Glass Performance Days (GPD), um fórum independente dedicado ao desenvolvimento da indústria global de vidros. Organizado em parceria com a Glaston Finlândia, responsável pelo conteúdo a ser apresentado, o GPD oferece conteúdo inovador por meio de importantes e consagrados palestrantes do segmento.

Esta  edição terá como macrotemas: Eficiência na produção no processamento de vidros de segurança; Qualidade e testes; Novos desenvolvimentos técnicos; Estudos de caso de projetos; Design arquitetônico. Entre outras novidades, o fórum abordará o estudo de caso sobre a Arena Corinthians, construída em São Paulo para a Copa do Mundo, que recebeu vidros com tecnologia especial.

A Solar Glass Expo também tem seu lugar reservado durante essa edição. A conferência com abordagem sustentável reunirá importantes empresas para debaterem sobre eficiência energética e sobre o mercado fotovoltaico.

Radar – Principais destaques e inovações tecnológicas esperadas para este ano.

Pela primeira vez na Glass South America, a israelense Gauzy –  fornecedora-líder em projetos de vidro de cristal líquido e na instalação de filmes laminados LC em diferentes aplicações, tais como eletrodomésticos, arquitetura, construção civil, indústria automotiva e muitos outros segmentos – mostrará ao mercado latino-americano sua tecnologia de controle inovador que permite lidar com vidro como nunca antes. O Dim Glass possui várias fases de transparência, possibilitando a criação de cortinas de vidro, a inserção de células solares transparentes em janelas de vidro e alcance de várias inovações relacionadas com vidro nas indústrias automotiva e de aviação.

Radar – Quantos expositores estarão na Glass South America e que setores da cadeia vidreira representam? Houve aumento com relação ao ano anterior?

Nesta edição, mais de 200 marcas apresentarão os principais destaques e lançamentos para o setor vidreiro. A Glass South America, como principal plataforma de negócios deste segmento, reflete o bom momento do mercado, nossa estimativa é de 15% de aumento da área total de exposição e 21% de novos expositores.

Radar – Desses segmentos, quais podem ser considerados os mais aquecidos? Quais terão presença mais expressiva na mostra?

Um dos destaques é o segmento de tecnologia, que no evento será representado pelos principais players do setor de máquinas, além do tamanho recorde do Pavilhão Italiano, que nesta edição terá cerca de 1.200m² de exposição.

Radar – Quais acredita serem os segmentos mais promissores e com maior potencial dentro do ramo vidreiro?

Além do segmento de tecnologia, citado anteriormente, design também se mostra como um novo player. A indústria Vivix, localizada no município de Goiana (PE), é um exemplo desse bom desempenho. A empresa iniciou sua operação em novembro de 2013 e conta com uma área construída de 90 mil m2. Terá como principais clientes as indústrias da construção civil e moveleira, sendo a única fábrica de vidros planos 100% nacional. A Vivix prevê gerar cerca de 500 empregos diretos e 1.500 empregos indiretos, produzindo vidros planos incolores e coloridos, laminados e espelhos.
Sua planta, resultado do investimento de R$ 1,04 bilhão, utilizará tecnologia pioneira para fabricação de vidros planos.

Radar – Qual será o foco principal do evento?

Proporcionar um espaço estratégico para networking, troca de experiências e geração de negócios aos importantes players desse mercado, que buscam soluções e novas aplicações do vidro.

Radar – Quantos visitantes são esperados para a Glass South America 2014? Qual o perfil desse público?

Acompanhando o crescimento do mercado, a 11ª edição da Glass South America espera receber cerca de 12.000 profissionais qualificados do setor.

A Glass reúne os principais vidraceiros e profissionais das mais diversas indústrias, como construção civil, arquitetura, automotiva e moveleira.

Radar – Qual a relevância e os principais benefícios que uma empresa brasileira do setor vidreiro pode obter ao participar da Glass como expositora? E como visitante?

A cada edição do evento, a NürnbergMesse Brasil realiza uma avaliação junto aos expositores. Segundo a pesquisa, aplicada em 2012, 88% dos expositores estão satisfeitos ou extremamente satisfeitos com a organização geral da Glass South America; 92% concordam que o evento possui um alto índice de importância na estratégia de marketing de suas empresas; 91% afirmam que participar do evento contribui para a geração de novos negócios.

A qualificação dos visitantes também foi bem avaliada pelos expositores, já que cerca de 81% estão satisfeitos ou extremamente satisfeitos com a qualificação.

Em relação aos visitantes, pode-se destacar que a Glass South America é o evento bienal mais importante do setor vidreiro na América Latina, com foco em tecnologia e design para as indústrias da construção civil, arquitetura, moveleira e automotiva.  Considerado o ponto de encontro dos profissionais que buscam as últimas tecnologias e tendências mundiais em vidros, essa plataforma de negócios reúne as mais recentes novidades em aplicações de vidro, máquinas, equipamentos e acessórios. E para facilitar a localização de produtos, nesta edição o evento estará segmentado em Glass Tecnologia e Glass Design.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.