POR VANESSA MARTIN
A tecnologia se torna cada vez mais essencial para o profissional de eventos. E o seu uso se tornou tão vasto e envolvente, que abrange tudo o que fazemos, seja como pessoa física ou jurídica. Diariamente. A cada momento.
Também está presente em todas as fases de um evento (pré, durante e pós) e revoluciona constantemente a maneira como os planejamos, divulgamos, promovemos e produzimos.
Entretanto, todas as ferramentas e soluções de tecnologia estão voltados para o ser humano, que busca ser entretido, capacitado, se emocionar, se educar, se relacionar, se envolver, se encantar e fazer negócios, entre tantos outros objetivos.
Apesar do avanço e melhorias que ela apresenta, a razão da sua existência e desenvolvimento está nas pessoas. Para escolher bem qual é a melhor ferramenta ou solução, a resposta está nos stakeholders do evento, sejam eles CPFs ou CNPJs.
Este intrincado e indissolúvel casamento do evento com a tecnologia está presente em todas as necessidades e tendências apontadas em todas as pesquisas e matérias do mercado de eventos nacional e internacional. E elas apontam para:
O “TRIPÉ” IMPRESCINDÍVEL
Tripé implica em 3 pernas, certo? Ele seria
Tecnologia – Experiência – ESG
Mas se considerarmos que a tecnologia é imprescindível, além de dominar e dar sustentação absoluta ao nosso cotidiano, podemos considerar que o setor de eventos continuará ancorado em 2 vetores.
Experiência – ESG
EVENT EXPERIENCE
Experiência = engajamento? Sim, mas não só isso.
Engajar é envolver. É fazê-lo sair da passividade de só escutar os palestrantes e passar a participar ativamente. É oferecer o fator UAU. É envolver de maneira positiva e emocionalmente o participante.
É, certamente, o que todos os stakeholders buscam. Está entre as top 3 de todas as pesquisas nacionais e internacionais sobre tendências. Mas este tópico aparece novamente, quando é apontado as principais dificuldades (é preciso vários fatores, em várias áreas do evento para conseguir este objetivo).
Para isso, o check list de opções e, até mesmo deveres, é quase infinito. A forte demanda e grande área de abrangência da experiência favorecem o uso da tecnologia como importante parceiro para auxiliar na entrega de experiências personalizadas.
Não se trata mais de apenas oferecer conteúdo personalizado, mas de criar momentos relevantes de envolvimento. De encontrar e interagir com pessoas que tem a ver uma com a outra. De ter networking de qualidade. Aquele que cria laços pessoais e/ou profissionais duradouros e, quando necessário, negócios.
A busca por experiência, em especial as criadas sob medida, também passa por formatos envolventes e personalizados, dando combustível para a escolha de ferramentas de tecnologia como RV e RA, live-streaming, plataformas de engajamento e interação e as soluções de Inteligência Artificial – IA.
IA
O aumento exponencial do interesse e uso de soluções e ferramentas envolvendo Inteligência Artificial – IA é sem precedente na história.
O motivo é bem simples: ampla aplicação em todos os segmentos econômicos, áreas corporativas e em atividades diárias das pessoas, além do enorme ganho na produtividade em tarefas, especialmente as repetitivas.
Este é o lado bom do uso da IA. Mas ela esbarra em sérios problemas legais, financeiros e de vulnerabilidade da segurança e reputação das empresas, que são questões essenciais, muito complexos e cuja solução parece ainda longe de serem resolvidas.
E OS EVENTOS?
Hoje, os prazos estão cada vez mais curtos entre a solicitação e a execução, orçamentos reduzidos e expectativas dos participantes e marcas demandando eventos mais criativos, inovadores e personalizados.
É um cenário que demanda fortemente o uso de ferramentas que possam melhorar a produtividade do profissional da área. Elas se tornam cada dia mais necessários para entregar o tripé citado anteriormente. Ou seja, as aplicações para o setor são também inúmeras e encontradas em todas as fases do evento:
- Um único prompt pode entregar email marketing, postagens, scripts de apresentações, gerar conteúdo para o evento.
- Otimizar a programação
- Aprimorar o planejamento
- Antecipar preferências dos participantes
- Aprimorar análise de dados para matchmaking e networking
- Enviar sugestões personalizadas de agenda de sessões e expositores, etc.
SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade e ESG são similares, mas não são iguais.
Surgido em 2004, o ESG é sigla em inglês (Environmental, Social and Governance) relacionada à produção e demonstração de informações e métricas decorrentes da mensuração da performance corporativa nas questões de meio ambiente, sociais, transparência e eficiência. Está fortemente ligada ao mercado financeiro quando da análise de investimentos sustentáveis. É correto dizer que o ESG faz parte da sustentabilidade.
Já a sustentabilidade “está ligada ao termo desenvolvimento sustentável que quer dizer suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Seu significado é mais amplo e não remete somente a questões ambientais, como o uso dos recursos naturais de forma racional. (…) É a visão estratégica da empresa em um modelo de negócios voltado à geração de um maior impacto para a sociedade.”(1)
Para entender melhor estas diferenças, veja o comparativo elaborado pelo SEBRAE (https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-a-diferenca-entre-esg-e-sustentabilidade,4af474cd892a2810VgnVCM100000d701210aRCRD) .
Quanto mais relevante for o tema para a empresa, maior importância ela dará para os fornecedores de eventos. É uma relação direta e intensa. Por isso, a relevância da sustentabilidade continua crescendo no setor. E são inúmeras as aplicações e implicações:
- Água
- Energia
- Desperdício
- A&B,
- Viagens, etc.
Apenas um dos aspectos em maior evidência hoje em dia, o DEI – Diversidade, Equidade e Inclusão, tem várias implicações nos eventos, oferecendo igualdade de oportunidades para todos, independente de etnia, gênero, idade, habilidades, religião, idioma, local de nascimento, etc.
Entre os impactos da sustentabilidade no mercado de eventos está em entregar evento que reflita as variadas experiência, necessidades e restrições de todos os participantes, seja na curadoria das sessões e palestrantes, no planejamento das ações de engajamento e networking, na alimentação, no acesso, etc.
Resumindo, a experiência e a sustentabilidade não são novidades dos profissionais da área. O que muda em 2024 está no passo adiante que todos precisarão dar para conseguir satisfazer à crescente relevância destes aspectos pelos participantes e marcas. A cada evento realizado, novos patamares de expectativas são definidos, demandando profissionais mais experientes e antenados nas tendências e novidades.
Você sabia que a tecnologia é o meio, não o fim??!!! Apesar disso, ela já se tornou essencial e imprescindível para o mercado de eventos. Mas será que se pode dizer que ela dita as regras para o setor? Ou é o ser humano que dita o que é relevante para si mesmo e a tecnologia é orientada para satisfazê-lo? É um tema que ainda pode gerar muita conversa de qualidade, não acha?
PARA SABER MAIS
(1) Entenda a diferença entre ESG e sustentabilidade – https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-a-diferenca-entre-esg-e-sustentabilidade,4af474cd892a2810VgnVCM100000d701210aRCRD
- KOZANECKA, Barbara. 4 emerging event trends in 2024 03/01/24 – https://info.6connex.com/blog/4-emerging-event-trends-in-2024
- (1) Virtual event trends in 2024. 18/01/24 https://www.virtualdays.com/virtual-event-trends-in-2024/
*Vanessa Martin, CEO da VM Consultoria e sócia na Tríade Consultores, é jornalista, colunista, consultora, autora e apaixonada por eventos e tecnologia. Atualmente ocupa também a posição de VP de Educação da MPI Brazil