Com um Comitê de Tecnologia e Inovação de atuação permanente, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) participará da 6ª edição da Anuga Select Brazil.
A associação estará presente justamente para conhecer novas tecnologias e estabelecer parcerias estratégicas para os agentes dessa cadeia.
A entidade terá um lounge exclusivo na feira, que acontece entre os dias 8 e 10 de abril no Distrito Anhembi, reunindo os principais atacadistas e distribuidores do país, além de 5 compradores do setor dentro de uma Mega Rodada de Negócios.
“A participação da ABAD e seus associados nesses eventos fortalece a posição do setor no mercado, impulsiona negócios e incentiva a adoção de práticas inovadoras”, afirma Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD.
“Notamos uma crescente conscientização sobre a importância da digitalização e da inovação. Embora o setor esteja se adaptando gradualmente, é preciso tempo e investimentos, mas a resistência tem sido mínima, com empresas se engajando cada vez mais nesse movimento”, completa.
O reflexo disso está no crescimento de 8,7% no desempenho do atacado distribuidor em relação ao faturamento em 2024 quando comparado a 2023, segundo o Termômetro ABAD NielsenIQ.
Ao longo do ano passado, o varejo nacional cresceu +9,4%, sendo que Cash & Carry e Farma tiveram o melhor desempenho no período, crescendo acima de dois dígitos (+12,9% e +12,1% respectivamente).
VANTAGENS COMPETITIVAS
As novas tecnologias oferecem uma melhor experiência ao consumidor final, que tem acesso a produtos mais frescos, baratos e de maneira mais ágil.
Segundo o especialista, enquanto a inteligência artificial (IA) ajuda a prever demandas com maior precisão, otimizar rotas logísticas e gerenciar estoques de forma eficiente, a automação facilita a integração da cadeia de suprimentos, resultando em operações mais eficientes e redução de erros humanos.
Outro ponto destacado pelo presidente da ABAD é que a automação contribui para a redução de custos operacionais, refletindo em preços mais competitivos para o consumidor final.
“Um sistema de digitalização e uso intensivo de dados, focando na transformação do papel do representante comercial, pode melhorar o tíquete médio, o aumento da base de clientes e a simplificação do atendimento”, declara.
A entidade destaca que a adoção vem sendo alta, mas fatores como a resistência cultural à mudança, a necessidade de investimentos significativos em infraestrutura tecnológica e a capacitação de colaboradores para utilizarem novas ferramentas ainda são obstáculos.
Além disso, a integração de sistemas entre diferentes elos da cadeia de suprimentos requer padronização e colaboração entre empresas.
Severini explica que o uso de dados e análises preditivas permite um planejamento mais preciso, antecipando demandas e ajustando estoques.
Já para pequenos e médios distribuidores, a digitalização oferece oportunidades de competir em igualdade com grandes players, otimizando processos, reduzindo custos e ampliando o alcance de mercado.
“Ferramentas digitais facilitam a gestão de pedidos, controle de estoques e relacionamento com clientes”, encerra Severini.
SERVIÇO:
Data: 8 a 10 de abril de 2025
Horário: 10h às 19h
Local: Distrito Anhembi – Pavilhão 1
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP.