Anúncio
Início Feiras de Negócios ABAD terá um lounge exclusivo na Anuga Select Brazil 2025

ABAD terá um lounge exclusivo na Anuga Select Brazil 2025

Anúncio

Com um Comitê de Tecnologia e Inovação de atuação permanente, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) participará da 6ª edição da Anuga Select Brazil.

A associação estará presente justamente para conhecer novas tecnologias e estabelecer parcerias estratégicas para os agentes dessa cadeia.

A entidade terá um lounge exclusivo na feira, que acontece entre os dias 8 e 10 de abril no Distrito Anhembi, reunindo os principais atacadistas e distribuidores do país, além de 5 compradores do setor dentro de uma Mega Rodada de Negócios.

“A participação da ABAD e seus associados nesses eventos fortalece a posição do setor no mercado, impulsiona negócios e incentiva a adoção de práticas inovadoras”, afirma Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD.

Anúncio

“Notamos uma crescente conscientização sobre a importância da digitalização e da inovação. Embora o setor esteja se adaptando gradualmente, é preciso tempo e investimentos, mas a resistência tem sido mínima, com empresas se engajando cada vez mais nesse movimento”, completa.

O reflexo disso está no crescimento de 8,7% no desempenho do atacado distribuidor em relação ao faturamento em 2024 quando comparado a 2023, segundo o Termômetro ABAD NielsenIQ.

Ao longo do ano passado, o varejo nacional cresceu +9,4%, sendo que Cash & Carry e Farma tiveram o melhor desempenho no período, crescendo acima de dois dígitos (+12,9% e +12,1% respectivamente).

VANTAGENS COMPETITIVAS

As novas tecnologias oferecem uma melhor experiência ao consumidor final, que tem acesso a produtos mais frescos, baratos e de maneira mais ágil.

Segundo o especialista, enquanto a inteligência artificial (IA) ajuda a prever demandas com maior precisão, otimizar rotas logísticas e gerenciar estoques de forma eficiente, a automação facilita a integração da cadeia de suprimentos, resultando em operações mais eficientes e redução de erros humanos.

Outro ponto destacado pelo presidente da ABAD é que a automação contribui para a redução de custos operacionais, refletindo em preços mais competitivos para o consumidor final.

“Um sistema de digitalização e uso intensivo de dados, focando na transformação do papel do representante comercial, pode melhorar o tíquete médio, o aumento da base de clientes e a simplificação do atendimento”, declara.

A entidade destaca que a adoção vem sendo alta, mas fatores como a resistência cultural à mudança, a necessidade de investimentos significativos em infraestrutura tecnológica e a capacitação de colaboradores para utilizarem novas ferramentas ainda são obstáculos.

Além disso, a integração de sistemas entre diferentes elos da cadeia de suprimentos requer padronização e colaboração entre empresas.

Severini explica que o uso de dados e análises preditivas permite um planejamento mais preciso, antecipando demandas e ajustando estoques.

Já para pequenos e médios distribuidores, a digitalização oferece oportunidades de competir em igualdade com grandes players, otimizando processos, reduzindo custos e ampliando o alcance de mercado.

“Ferramentas digitais facilitam a gestão de pedidos, controle de estoques e relacionamento com clientes”, encerra Severini.

SERVIÇO:

Data: 8 a 10 de abril de 2025

Horário: 10h às 19h

Local: Distrito Anhembi – Pavilhão 1

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile