Anúncio
Início Feiras de Negócios Koelnmesse desafia problemas na Alemanha para celebrar ano de 2024

Koelnmesse desafia problemas na Alemanha para celebrar ano de 2024

Anúncio

Com base em números preliminares, a Koelnmesse alcançou um faturamento de aproximadamente 365 milhões de euros e um lucro de cerca de 20 milhões de euros em 2024.

Desta forma, no ano que celebrou seu 100º aniversário, a empresa se manteve em um caminho sólido. Foi uma comemoração de momentos do passado, mas também a preparação para o futuro.

“Nossos resultados demonstram de forma impressionante estabilidade e resiliência em um ambiente de mercado desafiador”, disse Gerald Böse, CEO da Koelnmesse GmbH.

Para a Koelnmesse, o ano de 2024 foi caracterizado por avanços significativos no centro de feiras de Colônia, expansão dos negócios internacionais e o tema da sustentabilidade.

Anúncio

Os destaques incluíram a grande inauguração do novo centro de conferências e exposições Confex, a expansão estratégica internacional e medidas pioneiras no caminho para tornar toda a empresa e suas próprias feiras comerciais mais eficientes no uso de recursos até 2030.

O faturamento de aproximadamente 365 milhões de euros em 2024 ficou ligeiramente abaixo de sua própria previsão de 369,5 milhões de euros em um ano de eventos ciclicamente mais fraco.

O lucro líquido é esperado em cerca de 20 milhões de euros, após um resultado operacional recorde de 42 milhões de euros no ano anterior.

A Koelncongress, a subsidiária integral responsável pelos eventos para convidados, congressos e negócios de eventos, contribuiu com 38 milhões de euros para a receita do grupo em 2024 antes da consolidação.

A empresa atribui a leve diferença em relação às suas projeções de receita a vários fatores. Isso inclui a contínua queda no consumo, a estagnação econômica geral e a incerteza geopolítica.

“As feiras comerciais sempre refletem os mercados nos quais os expositores atuam, e esses mercados estão atualmente sob imensa pressão”, diz Gerald Böse, avaliando o último ano financeiro.

“Os desafios do mercado nos testaram, mas também nos incentivaram a tornar nossos processos ainda mais eficientes e a explorar novos mercados de feiras”, completa olhando para os próximos anos.

Em 2024, a indústria de feiras comerciais também enfrentou condições desafiadoras que colocaram considerável pressão sobre a Alemanha como um polo de feiras comerciais.

Paralisações repetidas no transporte público local, quatro das quais ocorreram apenas no primeiro trimestre, tiveram um impacto perceptível na mobilidade dos visitantes e expositores das feiras comerciais.

“Essas interrupções não apenas resultaram em problemas logísticos, mas também lançaram uma sombra negativa sobre a confiabilidade da infraestrutura, que normalmente é considerada um ponto forte do nosso local de feiras”, diz Gerald Böse.

Mais de 34.500 empresas expositoras de 106 países e mais de 2,1 milhões de visitantes de 197 países participaram dos 76 eventos organizados pela Koelnmesse em todo o mundo.

Os destaques das feiras em Colônia incluíram as feiras internacionais ISM, spoga+gafa, gamescom, DMEXCO e ORGATEC.

“Nossos eventos anuais em 2024 alcançaram consistentemente os níveis dos eventos anteriores, e conseguimos manter ou até melhorar os excelentes números de 2023”, diz Oliver Frese, COO da Koelnmesse.

“Tivemos um desempenho significativamente melhor em nossos eventos bienais no ano passado do que em 2022”, completa.

OLHANDO PARA O FUTURO

A Koelnmesse tem uma perspectiva positiva para 2025. A Anuga, que acontece em outubro, já está totalmente reservada, e tanto o duo de feiras FSB e aquanale quanto a IDS (International Dental Show) e INTERZUM já superaram significativamente o número de inscrições para o mesmo período do evento anterior.

Ao mesmo tempo, Oliver Frese enfatiza os desafios dos próximos anos de feiras comerciais:

“Muitas empresas expositoras permanecerão fiéis a nós, mas algumas planejam reduzir os espaços de exposição devido a restrições orçamentárias”, explica.

“Isso significa que nossos eventos continuarão crescendo, mas não tão rapidamente quanto inicialmente esperado. Isso exige que planejemos com antecedência e sejamos flexíveis para continuar criando uma oferta atraente”, completa.

Além de um total de dez eventos estreantes planejados para 2025 na Alemanha e no exterior, a Koelnmesse redesenhou seus eventos no setor de móveis e decoração em 2024, em cooperação com a indústria moveleira.

A partir de 2025, a Koelnmesse oferecerá dois formatos especializados de feiras comerciais: idd cologne e imm cologne. (leia sobre clicando aqui).

INTERNACIONALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Outro foco em 2024 foi o fortalecimento da presença internacional da Koelnmesse. Através de novas parcerias e atividades intensificadas em mercados globais, a Koelnmesse elevou a internacionalização de seus negócios a um novo nível.

Esse progresso se reflete em novas localizações e formatos de eventos, tornando a marca Koelnmesse ainda mais visível mundialmente.

Desde 2023, foram implementadas 21 feiras comerciais no exterior, com oito estreias em 2024 e nove outras atualmente programadas para 2025.

Um exemplo notável da expansão internacional de formatos bem-sucedidos de Colônia foi a estreia da gamescom latam em São Paulo, em junho de 2024, que, com mais de 100.000 visitantes, alcançou o maior número já registrado para um evento da Koelnmesse no exterior.

O ano de 2024 também marcou progressos decisivos para a Koelnmesse em seu caminho para tornar toda a empresa e seus próprios eventos mais neutros em carbono até 2030.

Sistemas fotovoltaicos cobrindo uma área total de 20.000 metros quadrados foram instalados nos telhados dos pavilhões da Koelnmesse.

Ao mesmo tempo, a empresa iniciou a conversão para um sistema de aquecimento geotérmico em todo o centro de feiras, a partir de 2028.

“O ano de 2024 foi indiscutivelmente caracterizado por desafios. No entanto, permanecemos em um caminho sólido, alcançamos sucessos significativos e impulsionamos a inovação”, finaliza Gerald Böse.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile