Estão abertas as inscrições para o Abeta Summit 2024, o maior congresso de turismo de natureza do país, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).
A edição deste ano ocorrerá de 30 de outubro a 2 de novembro, em Foz do Iguaçu, e celebrará as duas décadas de existência da entidade, sob o lema “Abeta, 20 anos de vida ao ar livre”.
O lançamento oficial do evento ocorreu no Expo Center Norte, em São Paulo, durante o WTM Latin America 2024. Participaram da cerimônia:
– Vinicius Viegas, presidente da Abeta; Luiz Del Vigna, diretor-executivo da entidade; e André Alliana, atual secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu;
– Além de demais membros da Abeta e representantes do setor turístico, como Andressa Szekut, diretora de Promoção, Inteligência e Inovação da Secretaria de Turismo do Paraná;
– Marcelo Giongo, representante da Itaipu Binacional; e Leopoldo Lucas, secretário de Turismo de Puerto Iguazú (AR).
O diretor executivo da Abeta, Luiz Del Vigna, relembrou a história do Abeta Summit e apresentou o destino escolhido para este ano.
“É o principal evento do segmento, que reúne pessoas, conecta ideias e desenvolve relações profissionais e pessoais”, destacou.
O presidente da entidade, Vinícius Viegas, citou o congresso como um marco na missão de promover práticas sustentáveis e responsáveis no turismo de natureza.
“Neste ano, teremos a chance de compartilhar conhecimento, discutir os desafios atuais e explorar novas oportunidades de crescimento para o setor como um todo. Será um momento de inspiração, colaboração e inovação”, completou.
Rafael Andreguetto, diretor do Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra, também esteve no lançamento do evento e enfatizou a importância do Abeta Summit como uma oportunidade para falar sobre os potenciais do turismo de aventura.
“Precisamos debater o turismo como estratégia para conservação, proteção da biodiversidade e geração de emprego e renda”, disse.
Ainda durante o WTM, a Abeta apresentou a nova grade de qualificação do Programa Aventura Segura (PAS) 2024.
Iniciado em 2005, o PAS prevê o desenvolvimento e aplicação de normas técnicas no ecoturismo e no turismo de aventura, criando padrões de qualidade e segurança para a oferta das atividades.
Atualmente, são 43 Normas Técnicas, das quais 21 foram transformadas em Normas Internacionais através da ISO Internacional Organization for Standardization; Sendo a Norma Técnica ABNT ISO 21101 – SGS – Sistema de Gestão da Segurança a espinha dorsal do sistema.
Serviço
Data: 30 de outubro a 2 de novembro
Onde: Centro de Convenções de Foz do Iguaçu
Inscrições: www.sympla.com.br/abeta-summit-2024