ABIH-RJ e Fecomércio RJ divulgam pesquisa de ocupação hoteleira

Anúncio

A hotelaria carioca que passa por plena expansão, com vários hotéis sendo construídos para inauguração até os jogos Olímpicos está sentindo os efeitos da crise econômica.

A pesquisa mensal da ABIH-RJ mostrou uma retração de 62% na taxa de ocupação em Maio, indicando uma queda em relação ao mesmo período do ano passado (71%). Desde Dezembro de 2014 a taxa vem se mantendo em torno de 65%.

Cerca de 796 mil visitantes se instalaram nas unidades de hospedagem no Rio de Janeiro, sendo 511,3 mil vindos de diversas regiões do Brasil e 284,7 mil estrangeiros. Em comparação com o número de hóspedes em Maio de 2014, estima-se uma retração de 16%.

Entre os bairros, o mais procurado foi Copacabana, concentrando 66% das hospedagens. Os hotéis 3 estrelas ganham destaque, registrando a melhor ocupação das categorias, com 71%.

Anúncio

Os turistas nacionais são responsáveis por 64% das diárias. com o principal local de origem o estado de São Paulo, com 31%. Já entre os estrangeiros, que representam 36% dos room nights vendidos no período, os europeus estão no topo da lista sendo 12%. Ao analisar por país de origem, os americanos ganham destaque com 7%, seguidos pelos argentinos (3%).

Entre os motivos da visita a cidade carioca, as viagens de negócios ou a trabalho foram 40% contra 52% do último ano. Os turistas a lazer representam 36%, acima dos 30% apresentados em 2014.

 

Fonte: Arteiras Comunicação