A primeira feira do calendário 2025 no segmento de móveis de alta decoração da América Latina, a ABIMAD, começou o ano com expectativas positivas e resultados expressivos.
O evento, realizado de 4 a 7 de fevereiro, reuniu mobiliários de design inovador, formas orgânicas, elementos naturais, cores e texturas alinhadas às principais tendências globais.
Assim, a 39ª edição consolidou o evento como um dos mais relevantes para o mercado. Em 2025 foi ocupada uma área de mais de 50 mil m² do São Paulo Expo.
A ABIMAD’39 contou com 136 expositores da indústria nacional, que apresentaram as principais novidades para o setor no primeiro semestre de 2025.
Como única feira do setor focada em negócios, a edição também registrou bons resultados na Rodada de Negócios Internacionais promovida pelo Abimad Export, projeto de fomento à exportação, junto ao programa Quality for Export, que capacita empresas para o mercado exterior.
A feira recebeu mais de 212 empresas internacionais, incluindo 77 VIPs, com um total de 416 participantes estrangeiros credenciados, provenientes de 29 países:
– Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dubai, El Salvador, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Honduras, Israel, Itália;
– Líbano, Moçambique, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Reino Unido, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Paulo Mourão, presidente da ABIMAD e CEO da Artesania Actual, reforça que o sucesso do evento demonstra o otimismo do setor para os próximos anos.
“O mercado brasileiro segue em evidência no cenário internacional, não só pelo excelente custo-benefício, mas também pela ampla variedade de produtos que unem design contemporâneo e qualidade excepcional”, afirma.
“Tivemos visitantes do Brasil e do exterior, além de um grande volume de negócios gerado. Estamos atentos às oportunidades e preparados para os desafios que virão ao longo do ano”, completa.
Segundo o presidente da associação, somando as vendas realizadas durante a ABIMAD’39 com as projeções para o restante do ano, estima-se que o setor movimente cerca de 4 bilhões de reais. Nesta edição, o segmento com maior volume de vendas foi o de estofados.
A ABIMAD’39 também se destacou por ações especiais e parcerias estratégicas:
– A Sala Vip foi assinada pela renomada arquiteta Consuelo Jorge e contou com a parceria das marcas Essenza, Estofados Jardim, 2A Cerâmica, J.Marcon, Via Star, Galeria La Insalata, Gs Fibras e Kz Home Stock.
– A Sala de Imprensa teve curadoria da revista Habitare, enquanto o Best in Show selecionou 20 peças, com curadoria da jornalista Regina Galvão.
Outro grande destaque da ABIMAD’39 foi a parceria com o Coletivo MUDA, que trouxe uma intervenção artística marcante para a feira.
Após a estreia na edição anterior, o coletivo expandiu sua participação, levando sua arte para o primeiro ponto de contato dos visitantes: a área de credenciamento.
A instalação contou com dois painéis cinéticos, que se misturam e se separam conforme o público transita pelo espaço, proporcionando diferentes perspectivas da obra de dentro e fora do evento.
Além disso, a edição contou novamente com a participação da HOTEX, feira especializada no setor de hospitalidade.
O evento reuniu profissionais, empresas e fornecedores para apresentar as principais novidades e soluções para o segmento, proporcionando networking e oportunidades de negócios.
A ABIMAD’40, edição de inverno da feira, já tem data marcada: acontecerá entre 05 e 08 de agosto de 2025.
Crédito da imagem: Cléber de Paula