A Associação Brasileira de Cenografia e Estandes (ABRACE) divulgou hoje (11) as ações realizadas para seus associados e para o setor de eventos durante o ano de 2020 – marcado pela pandemia.
O documento traz uma listagem de 20 movimentações da associação, muitas das quais ajudaram o setor como um todo, entre elas:
Correalização da Expo Retomada, reuniões com autoridades da esfera pública para liberação dos eventos, elaboração de protocolos para o setor em conjunto com outras associações e assinatura dos termos para a volta dos eventos na cidade de São Paulo.
“A Pandemia não acabou e nossa briga também não. Somos poucos, perto do universo de empresas de cenografia e montagem de estandes, mas os associados da ABRACE acreditam que podem fazer diferença e estão fazendo diferença!”, afirma a ABRACE.
Confira abaixo todas as ações:
1. Foram elaborados e entregues mais de 50 documentos, nas três esferas de governo, em defesa dos interesses do setor;
2. Realizamos e/ou fomos recebidos em diversas reuniões presenciais na prefeitura de São Paulo, no palácio do Governo, e com o líder do Governo Federal na câmera dos deputados;
3. Participamos de mais de 100 reuniões virtuais no período, com autoridades e players do mercado, procurando caminhos, soluções e apresentando nossos pleitos;
4. Fomos correalizadores da EXPORETOMADA, evento que virou referência na aplicabilidade de protocolos de eventos em períodos de pandemia. E, como feito inédito, devido à disponibilidade de união entre associados, também participamos como montadora oficial do evento. Este fato qualificou nossos associados a serem montadores exclusivos e certificados sobre protocolos de montagem em períodos pandêmicos;
5. Nos primeiros 30 dias do cerceamento de nossas atividades, oferecemos aos nossos associados ampla e geral assessoria e consultoria jurídica. Para tanto, contratamos o escritório de advocacia, nosso parceiro, para atuar amplamente em todas as questões jurídicas necessárias e atuar em todo o processo. Vinte e sete associados utilizaram estes serviços durante o período, de questões contratuais a trabalhistas;
6. A ABRACE, através de nossa vice presidente, integrou o grupo de criação do GO LIVE BRASIL, movimento internacional dedicado à criação de um protocolo para o mercado de Live Mkt;
7. Juntamente com UBRAFE, SINDIPROM e a ABEOC Brasil, elaboramos o principal manual de protocolos para feiras e eventos comerciais do Brasil e, para tanto, contratamos o Hospital das Clínicas de São Paulo, referência mundial em saúde, para chancelar este documento. Vale ressaltar que este protocolo virou referência nacional para feiras e eventos comerciais, inclusive sendo citado e utilizado nos planos de governos estaduais e municipais;
8. Fomos a associação que, em nome de todo o setor de cenografia e montagem de estandes, assinou, com a prefeitura de São Paulo, os termos para retomada do setor. Este fato permitiu a retomada, em outubro passado, das feiras comerciais na cidade de São Paulo, viabilizando a realização de feiras, tais como: ABCASA, ABUP, Expo Bebê e Gestante, Boat Show, entre outras;
9. O GT de REGULAMENTAÇÃO da ABRACE, em conjunto com o GT de MARKETING, criou os protocolos para retorno das atividades das empresas de montagem e cenografia, a ser utilizado dentro dos galpões. “Não adianta criarmos apenas protocolos para os eventos, temos de criar protocolos para nossas empresas.” Este fato foi único, e amplamente elogiado pelo mercado, inclusive internacionalmente;
10. Fomos idealizadores e fomentadores do projeto de lei para o município de São Paulo, que objetiva obrigar os administradores públicos (prefeitura e câmara municipal) a tratar o setor de eventos por tipologia, nomeando corretamente as diversas atividades caracterizadas como Eventos, porém com finalidades, público e propostas distintas (ex: feira comercial, show de entretenimento, etc.). Este projeto tem como base normas da ABNT, da qual também participamos. Se aprovado, caberá ao município ainda criar políticas públicas de fomento para cada tipologia, facilitando desta forma não só a retomada, mas investimentos no trade como um todo e de forma objetiva;
11. Criamos, através do GT de RELACIONAMENTO e do GT de MARKETING, diversas campanhas em redes sociais e nos principais veículos do nosso setor, com o objetivo de fomentar a retomada. De “estamos prontos” ao “até quando?”, a ABRACE, em nome de seus associados, se posicionou no mercado;
12. Estreitamos a relação da ABRACE com os principais players do mercado, abrindo portas futuras para nossos associados. Este fato foi elogiado publicamente por gestores do São Paulo Expo, Expo Center Norte e do Transamérica Expo;
13. O GT de educação da ABRACE criou o projeto “ABRACE esse TALK” que permitiu a proximidade de inúmeros profissionais do setor com os nossos associados, além da disponibilização de conteúdos importantes ao nosso setor. Personalidades como Marcelo Flores (organizador dos eventos Réveillon na Paulista, Camarote Brahma e Skol Sensation, entre outros), João Neto (responsável pelo operacional de quase todas as Feiras da Reed Exbitions e da INFORMA), Alexis Thuller Pagliarini (Presidente da AMPRO) e Alexandre Marcílio (Diretor Geral do Expo Transamérica) foram alguns dos nossos convidados neste período. Informação qualificada e aproximação dos associados com o trade;
14. Em março de 2020, no início da pandemia, a Diretoria da ABRACE, determinou conceder um desconto de 50% nas mensalidades de todos os associados, fato que perdura até o momento. Graças aos esforços de seus associados e de sua diretoria, a ABRACE tornou-se, com o passar dos anos, uma associação economicamente estável, que consegue oferecer momentaneamente este desconto e continuar trabalhando em prol dos associados;
15. A diretoria da ABRACE participou de inúmeras “lives”, nos principais canais e mídias, sempre defendendo os interesses dos associados e consequentemente, do mercado;
16. O GT de BENEFICIOS fechou acordos de descontos com o SENAC, IAEE, Instituto Mudita e com a FIPE, com o objetivo de fortalecer o acesso a diversas formas de conhecimento dos empresários/empreendedores e suas equipes. A ABRACE aproveitou o momento para renovar os descontos oferecidos aos associados em estacionamentos de pavilhões, além da isenção do rodízio municipal de veículos para os caminhões dos associados, dentro da Cidade de São Paulo;
17. A Pandemia foi generalizada, mas atingiu nossas capitais de formas diferentes. A ABRACE, entendendo as necessidades específicas de cada região do Brasil, criou as Diretorias Regionais. Desta forma, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Pernambuco, passam a contar com Diretores Regionais;
18. Durante o último ano, a ABRACE, em conjunto com o Portal Eventos e parceiros, implementou a que foi considerada, a maior pesquisa já realizada com foco em empresas de montagem e cenografia no Brasil. – I Pesquisa – Impactos do COVID-19 para montadoras de Stands e Empresas de Cenografia. – Outras duas pesquisas, mais focadas, foram realizadas ainda neste período. As pesquisas têm, como objetivo principal, nortear as ações da ABRACE, sempre em sintonia com seus associados;
19. A Diretoria jurídica da ABRACE divulgou, para seus associados, inúmeros pareceres, e-mails, posts e vídeos explicativos, visando esclarecê-los e orientá-los corretamente, neste período tão conturbado da pandemia. Nunca, a assessoria jurídica se tornou tão importante e nossos associados foram contemplados com este serviço;
20. Este período permitiu que estreitássemos nossas relações com a mídia especializada do setor, criando desta forma, maior visibilidade e sinergia das ações da ABRACE, consequentemente de seus associados;