Abracorp divulga balanço de 2015

Anúncio

Durante uma coletiva de imprensa realizada no último dia 28, no Novo Hotel Jaraguá, em São Paulo, a Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – divulgou os dados de 2015.

No resultado geral das 29 agências associadas a entidade no ano passado gerou um faturamento de R$ 11.458.570.130, enquanto 2014 teve R$ 11.725.449.83.

Os totais das receitas foram de 37,6% venda de passagens aéreas domésticas e de 28,2% internacionais. A hotelaria nacional teve 19,5%; os serviços diversos apresentaram 8,8%, como eventos, cruzeiros, assistência viagem, entre outros; a hotelaria internacional apresentou 3,8%, locação nacional 1,6% e a internacional 0,3%.

A emissão dos bilhetes aéreos teve queda de 6,3%, mas gerou um faturamento de 11%. A oscilação negativa teve como líder a TAM com -11,9%, seguida da Azul (-10%).

Anúncio

Em faturamento, a Avianca registrou crescimento de 8%. O recuo ficou distribuído entre a TAM (-17%), Gol (-15%) e Azul (-10%). Porém, o conjunto das companhias menores registrou crescimento de 147%.

Já em relação ao market-share, em número de bilhetes emitidos, a liderança ficou com a Gol (31,6% do total). Já a distribuição do bolo relativo ao faturamento a TAM lidera com 32%.

A movimentação comercial registrou liderança da TAM (16,3%), seguida pela American Airlines, com 12,3%. As demais empresas alcançaram 10,4%, seguida pela Lufthansa (9,5%). Quanto ao número de bilhetes vendidos, mesmo com a redução de 7,2% em 2015, o faturamento da movimentação aérea internacional para as agências cresceu 0,6% em relação a 2014.

A hotelaria nacional quase não apresentou diferença, com variação de -0,02%. Já o número de room nights mostrou um crescimento de 7,2%. Os hotéis independentes tiveram movimentação geral de venda reduzida em 11,5%, enquanto outras redes aumentaram a participação de mercado em 17,2%. O ranking de faturamento dos hotéis no mercado nacional, em 2015, posiciona, em primeiro lugar, o conjunto dos Independentes (53,1%), seguido por outras Redes (18,2%), além das grandes Accor (10,1%) e Atlântica (7,5%).

Em relação a locação de veículos, a Localiza permaneceu na liderança do em âmbito nacional, respondendo por mais da metade da participação (55,4%), seguida pela Movida (15,5%). No segmento de locação no mercado internacional, a liderança é da Hertz (43,4%), seguida de Outras (28,6%).

No segmento aéreo, o cartão foi o líder em forma de pagamento, com 63,3%. Já o formato faturado ficou com 34,9%. O pagamento direto somou 1,8%. O American Express respondeu por 31,7% das transações, seguido por Visa (16,4%) e Master Card (13%).

No segmento de hotelaria e serviços, prevaleceu o pagamento faturado, com 56,5%. Seguem pagamento direto (21,9%) e por meio de cartão (21,6%). Em relação a 2014, o pagamento faturado recuou 15% e por meio de cartão, cresceu 34%.

Já em relação as cidades, 10 representam 94% dos principais destinos nacionais, com liderança de São Paulo (32%), Rio de Janeiro (19%) e Brasília (10%). Nos destinos internacionais, EUA representam 29%, com Miami sendo 16% e Nova Iorque (8%). Santiago superou Buenos Aires e ficou em segundo com 10%. E Paris, na França teve 10%.