A reunião mensal das agências de viagens associadas Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), realizada na última semana no Hotel Radisson Vila Olímpia, em São Paulo, contou com a presença de representantes do segmento de cruzeiros marítimos, que apresentaram dados gerais do setor e especificidades de mercado das principais empresas armadoras que operam no Brasil. “Queremos mostrar os cruzeiros marítimos como espaço organizado de eventos para as empresas e como destino atrativo e rentável de Mice para as agências corporativas”, ressaltou Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar.
Segundo Ferraz, as facilidades da realização de eventos em navios são muitas, como o sistema all inclusive, a variedade de entretenimento e serviços, a possibilidade de se levar acompanhantes, a inclusão de excursões sob medida, a logística de transporte, entre outras.
“Os cruzeiros marítimos representam uma parcela muito pequena das vendas no setor corporativo, mas têm um potencial de crescimento enorme. Temos investimo no incremento do segmento Mice entre as agências de viagens associadas Abracorp e acreditamos que realizar eventos em navios seja uma excelente forma de conquistarmos esse mercado tão expressivo”, avaliou Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Abracorp.
Além do presidente da Clia Abremar, a reunião teve apresentações de Alexandre Zachello e Edi Guerreiro, da Pullmantur; Márcia Galvão, da Costa Cruzeiros; Alex Calabria e Diane Santana, da Royal Caribbean e Roberto Affonseca, da MSC Cuzeiros. Os executivos das empresas de cruzeiros marítimos também responderam algumas dúvidas dos associados Abracorp, principalmente os relacionados ao segmento Mice.
Ao final das apresentações, o diretor do Conselho Consultivo da Abracorp Goiaci Alves Guimarães, sugeriu que a Clia Abremar, juntamente com a entidade, voltem a se reunir em um evento de capacitação, com a presença dos três principais executivos de Mice de cada agência associada. “Os cruzeiros são um produto fantástico e os responsáveis pelas vendas nesse setor precisam conhecer melhor todos os detalhes desse mercado para comercializá-los cada vez mais”, apontou Guimarães. A sugestão foi prontamente aprovada e a data de realização será decidida nas próximas semanas pelas diretorias das duas entidades.