Anúncio
Início Noticias A-Z ABRACORP traz balanço dos impactos da pandemia nas viagens corporativas

ABRACORP traz balanço dos impactos da pandemia nas viagens corporativas

De acordo com o BI Abracorp – Inteligência de Dados, nos três últimos meses de 2020, a cia área Azul registrou expressivo crescimento de vendas no mercado de viagens corporativas.

Inicia o ano próxima do market share da LATAM – segunda colocada no ranking dos voos domésticos desde março. Ou seja: a tendência é a Azul recuperar o segundo lugar que ocupou em janeiro de fevereiro de 2020.

Para Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, a demanda por viagens aéreas nacionais e regionais aponta os primeiros sinais retomada.

De outubro a dezembro do ano passado, foi registrado pelo BI crescimento nas vendas para todas as empresas aéreas:

VAR (%) de outubro a dezembro de 2020
GOL8,2%
LATAM25,6%
AZUL LINHAS AÉREAS23,1%
Anúncio

 Voos regionais

A malha aérea regional que a Azul atende, favoreceu o bom desempenho. Duas outras empresas que ofertam voos regionais também registraram aumento nas vendas em dezembro

CIA. AÉREAPARTICIPAÇÂO
GOL33,9%
LATAM33,3%
AZUL LINHAS AÉREAS32,6%
OUTRAS CIAS AÉREAS0,2%
TOTAL100,0%

“Mesmo com ainda reduzida participação na movimentação total, é inegável o crescimento da demanda por viagens aéreas nacionais e regionais”, pondera o presidente do Conselho de Administração, Carlos Prado.

Trechos aéreos

Outros trechos aéreos lideram o ranking das maiores tarifas médias no Brasil entre os trechos com maior participação na movimentação da Abracorp, mais do que os trechos CGH/SDU/CGH, SDU/CGH, CGH/SDU e SDU/CGH/SDU (rotas da concorrida ponte aérea, no eixo Rio-São Paulo) e voos entre outras capitais do país. Abaixo, tabela Top Trechos, com a relação dos dez primeiros colocados.

Detalhe de especial interesse para quem compra: tarifa média.

A tabela abaixo exibe, em ordem decrescente, valor médio dos bilhetes comercializados, apenas para os dez trechos que mais contribuíram com a movimentação em dezembro.

Posição no ranking Top TrechosRanking das maiores tarifas médias em dezembro de 2020 para os dez primeiros Top Trechos Abracorp
GRU/FOR/GRUR$ 1.321,63
GIG/FORR$ 966,94
GRU/FORR$ 940,00
BSB/CGHR$ 883,97
OUTROS TrechosR$ 745,74
10ºFOR/GRUR$ 621,32
CGH/SDU/CGHR$ 463,72
SDU/VIXR$ 448,26
CGH/SDUR$ 377,35
SDU/CGHR$ 300,48
Movimentação AbracorpFonte: BI Abracorp – Inteligência de DadosDezembro de 2020

Obs.: Não inclui tarifas de embarque ou quaisquer valores adicionados por terceiros.


Na categoria ´Outros Trechos´, entre os quais estão vários voos regionais, em dezembro de 2020 o valor de R$ 745,74 superou a soma das tarifas médias de ida e volta (Congonhas (SP)/Santos Dumont (RJ)/Congonhas(SP), por R$677,83.

Dados ANAC


ANAC informa que a “Tarifa aérea média teve queda de 4,5% no 1º trimestre de 2020, de janeiro a dezembro de 2020”. Segundo a agência, 45,2 mi passageiros domésticos pagos foram transportados. Queda acumulada de 52,5% em relação ao mesmo período de 2019.

Também, segundo ANAC, o percentual médio de ocupação de aeronaves no mercado doméstico, em dezembro passado, foi de 81,6%, redução de 2,5% ao apurado no mesmo mês de 2019. Nos 12 meses do ano, a taxa foi de 80%, o que representa uma retração de 3,2% na comparação com igual período do ano anterior.

Taxa média de crescimento

No aéreo nacional, comparada movimentação registrada em abril de 2020, fundo do poço, com a do mês passado, as vendas cresceram mais de 1.400%. O melhor mês para o mercado de viagens corporativas no ano passado foi novembro.

Locação de automóveis

Além do aumento da demanda por viagens aéreas nacionais, o BI Abracorp – Inteligência de Dados aponta o crescimento do mercado de locação. Jamyl Jarrus Júnior, Diretor Executivo de Vendas e Marketing na Movida Aluguel de Carros, presente à reunião, fez apresentação dos números de 2020 e falou sobre as oportunidades no mercado de locação e as perspectivas de crescimento que, segundo o executivo, “fortalece ainda mais os laços da Movida com a Abracorp para a volta do turismo como um todo”.

Temas priorizados

Jorge Lima, CEO do Projeto de Redução do Custo Brasil, foi um dos convidados a participar da primeira reunião presencial dos dirigentes das agências associadas Abracorp, realizada com no hotel Radisson Blue São Paulo – exemplo de como é segura a retomada dos eventos presenciais em ambientes que possuem o Selo Atlantica Safe & Clean, aplicado em todos os empreendimentos da rede e que garantem o bem-estar dos participantes e hóspedes.

“Receber a associação Abracorp em nossas unidades é sempre gratificante e reforça a nossa parceria com essa importante associação do nosso mercado, contribuindo com a triangulação de conteúdo e melhores práticas para toda cadeia envolvendo fornecedores (Hotelaria), TMC e cliente final”, comenta Bruno Aragão – Coordenador Nacional de TMC´s, da Atlantica Hotels.

Já definimos o calendário das reuniões Abracorp em 2021. Serão todos eventos presenciais”, informa Tanabe.

Além de unir esforços em torno de uma pauta conjunta, que envolve uma série de medidas voltadas à redução do Custo-Brasil, o encontro com Lima tratou de ratificar o empenho da Abracorp em obter redução da aliguota do Imposto de Renda sobre a remessa de valores ao exterior e garantir um ambiente cada vez mais competitivo no atendimento aos órgãos e empresas públicas (Contas GR).

Parceria B2B Reservas

Abracorp, tendo entre seus objetivos estimular o uso de soluções de pagamento (cartões corporativos, físicos e virtuais), que eliminam o risco e boa parte dos custos envolvidos no faturamento tradicional das TMC’s, divulga a parceria entre Bradesco Cartões e B2B Reservas, envolvendo o BTB – Produto com tecnologia VCN, cuja conciliação já nasce integrada.

O produto não terá custos de geração de VCN’s para os clientes finais. Espera-se uma adesão significativa entre os clientes que ainda optam pelo faturamento tradicional, nocivo à operação das TMC’s.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.