A Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames) vai liderar uma comitiva com mais de 30 empresas brasileiras de desenvolvimento de jogos em dois dos principais eventos de games do mundo.
Ambos serão realizados na cidade de Colônia, na Alemanha: a devcom (Developer Conference), focada no ecossistema de desenvolvedores e marcada para os dias 18 a 20 de agosto, e a gamescom, que acontece entre 21 e 25 de agosto.
A participação se dá por meio do Brazil Games – projeto setorial de exportação realizado pela Abragames em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) .
A presença de destaque da delegação brasileira em eventos globais reflete o crescimento e o bom momento da indústria nacional, já que os estúdios do país têm sido cada vez mais procurados por parceiros internacionais.
“A crescente demanda por nossos estúdios reflete não apenas a qualidade e inovação que oferecemos, mas o posicionamento estratégico do Brasil como um polo emergente da indústria global de games”, afirma Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
Mais do que a exposição dos jogos nacionais a novos mercados, a participação da comitiva brasileira nos dois eventos tem como objetivo gerar oportunidades de negócios, networking e interesse nos estúdios do país.
Por isso, tanto na gamescom quanto na devcom, o Projeto Brazil Games contará com estandes próprios destinados à realização de reuniões e outras atividades de networking.
Terra lembra ainda que, em 2023, o Brasil foi o país parceiro da gamescom, em reconhecimento ao importante polo de desenvolvimento que o país se tornou nos últimos anos.
“Esse tributo à indústria nacional de games foi fruto de uma parceria liderada pela Abragames com a Associação da Indústria Alemã de Games, também por meio do Brazil Games”, aponta.
“Agora, retornamos em um momento de ainda mais credibilidade para nossa indústria, e as expectativas são as melhores possíveis. Esperamos cumprir uma extensa agenda de compromissos, e voltar para o Brasil com muitos negócios encaminhados”, completa.
Em 2023, a participação brasileira na gamescom resultou em mais de US$ 76,7 milhões em contratos que estiveram em vigor ao longo dos doze meses seguintes ao término do evento.
Neste ano a Abragames/Brazil Games vai contar com a parceria do estado e da cidade de São Paulo (InvestSP, Secretaria de Cultura do estado de SP, Adesampa, SP Negócios e Spcine), que vai ter um espaço exclusivo para as empresas de SP na área do Brasil.
O Rio Grande do Sul, por meio da SEDEC (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), também estará presente apoiando as empresas do estado.