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ABRAPE apresenta os vencedores do Prêmio de melhores práticas ESG em eventos

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Os vencedores da primeira edição do Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE 2023 foram conhecidos na tarde desta última quinta-feira (23).

A cerimônia foi realizada durante a 8ª edição do Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, no auditório da Vibra São Paulo, na capital paulista.

Iniciativa inédita da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), em parceria com a Ambev, tem oobjetivo defomentar o desenvolvimento de mais práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança no segmento. 

As categorias da premiação foram divididas em Meio Ambiente, Social e Governança e a Comissão Julgadora foi composta por um quórum mínimo de três pessoas.

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Com notória experiência e conhecimento nas áreas de Eventos e/ou ESG, os julgadores avaliaram todos os mais 49 projetos inscritos.

“Ao destacar cases reais e concretos, o prêmio consolida uma cultura de boas práticas que inspira as empresas do setor”, salienta Doreni Caramori Júnior, presidente da ABRAPE.

Cada um dos ganhadores receberá como prêmio uma viagem à South By Southwest (SXSW) Austin 2024, evento de inovação, criatividade e tecnologia que acontecerá de 8 a 16 de março do próximo ano em Austin, Texas, nos EUA.

O evento traz as tendências e novidades nas indústrias de tecnologia, cinema, TV e música, cultura digital, arte, designer, ativação de marca e muito mais.

Serão 25 trilhas de conteúdo, com mais de 1.200 sessões. No prêmio estão incluídos:

– Passagens aéreas, hospedagens, passaporte de acesso ao evento SXSW, viagem planejada pela Curadoria oclb, empresa parceira especialista em jornada de inovação.

Os vencedores em cada categoria foram:

Projeto de Meio Ambiente com investimento até R$ 50 mil

Arapuca Verde, da Arapuca Eventos, de Minas Gerais.

Há dois anos vem implantando iniciativas em ESG. Realizou, em 2022, uma ação de plantio de árvores nativas em conjunto com o NES – Núcleo de Estudos em Silvicultura da Universidade Federal de Lavras, com o objetivo de captação de carbono e pesquisa científica.

Em 2023, fez a aquisição de tokens socioambientais Gaya, que são cotas de conservação lastreadas no carbono estocado em áreas da Mata Atlântica, promovendo, assim, a conservação de recursos hídricos, serviços ecossistêmicos, biodiversidade da fauna e flora. 

Projetos de Meio Ambiente com investimento acima de R$ 50 mil

Programa Escola no Parque na Central de Reciclagem Ibirapuera, da Urbia, de São Paulo.

Lançado em 2023, o programa socioambiental para grupos escolares oferta quatro circuitos ambientais, sendo um deles a visita guiada à Central, um espaço educativo, além de operacional.

O Circuito Parque e a Cidade promove uma experiência incrível e a reflexão sobre consumo responsável, engajamento e qualidade de vida.

Apoiada pela Braskem, a Central recebe 300 toneladas/mês de resíduos, que são totalmente transformados e ganham vida, sem impactar aterros e lixões.

Em 2024, o programa atenderá cerca de 7 mil estudantes e 768 docentes. 

Projeto Social com investimento até R$ 50 mil

Mobilização contra Assédio, da Multi Entretenimento, do Ceará.

Entendendo que o ambiente de um grande evento pode ser propício para casos de assédio e importunação sexual à mulheres, a Ambev promoveu um treinamento com a brigada de segurança e atendimento médico do Festival Zepelim, sobre melhores práticas para evitar e tratar casos, além de distribuir materiais sobre o tema no evento.

A iniciativa está no segundo ano e já impactou mais de 1.200 colaboradores. 

Projeto Social com investimento acima de  R$ 50 mil

RIC Social, da Austral Marketing e Eventos, do Rio Grande do Sul.

O festival envolve 3 palcos, 46 artistas nacionais e mais de 108 artistas locais independentes, um palco Bronx dedicado a artistas negros e LGBTQIAP+, com 6 mil ingressos distribuídos de forma gratuita.

Abrange, também, 80 toneladas de alimentos arrecadados, 10 escolas RIC Educa, 6 modalidades de esportes (skate, breaking, basquete, jiu jitsu, boxe e kickboxing), espaços culturais (batalha de rima, slam, tatuagem, telas de arte, grafite etc) e o 1º Museu de Cultura Hip Hop da América Latina.

Projeto de Governança com investimento até R$ 50 mil

Código de Conduta e Ética, da LSPRO Eventos, de Minas Gerais

O Código de Conduta e Ética esbalece normas para orientar funcionários, estagiários e prestadores de serviços vinculados à LSPRO.

A reputação da empresa é baseada nos princípios de imparcialidade, moralidade, transparência e boa fé, exigindo conduta ética de todos os colaboradores. 

Projeto de Governança com investimento acima de R$ 50 mil

Construindo Governança no Setor de Eventos, da Opus Entretenimento, do Rio Grande do Sul.

A Opus Entretenimento é uma produtora e administradora de teatros e casas de shows com 47 anos de atuação no setor de eventos.

Nos últimos anos, tem desenvolvido um conjunto de medidas que visam o alinhamento da empresa com os pilares do ESG, com ações em áreas de gestão e projetos incentivados.

A Opus e a XP Inc lançaram um fundo de investimento de R$ 260 milhões para a retomada dos eventos em 2021, garantindo cerca de 1.600 atividades de artistas nacionais ao longo dos últimos três anos. 

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