Os vencedores da segunda edição do Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE 2024 foram conhecidos na tarde desta última quarta-feira (6).
A cerimônia foi realizada durante a 9ª edição do Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, no Distrito Anhembi, na capital paulista.
Iniciativa pioneira da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), em parceria com a Ambev, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de mais práticas ESG no segmento.
. Foram selecionados 18 dos 41 cases apresentados, e a comissão julgadora definiu os seis vencedores em duas categorias de premiação: ações com custo de até 50 mil e ações acima desse valor.
Cada um dos ganhadores receberá como prêmio uma viagem à South By Southwest (SXSW) Austin 2025, que acontecerá de 7 a 16 de março do próximo ano em Austin, Texas, nos EUA.
O evento traz as tendências e novidades nas indústrias de tecnologia, cinema, TV e música, cultura digital, arte, designer, ativação de marca e muito mais.
No prêmio estão incluídos: passagens aéreas, hospedagens, passaporte de acesso ao evento SXSW, viagem planejada pela Curadoria oclb, empresa parceira especialista em jornada de inovação.
“Com o prêmio, a ABRAPE tem como objetivo mobilizar o setor para a ação, reconhecendo que muitas iniciativas de impacto social e ambiental podem ser implementadas sem custos significativos”, ressalta Jany Lima, diretora de Comunicação e Marketing da ABRAPE e responsável pelo projeto.
“Assim, estamos incentivando ações, independentemente de seu custo, nas duas categorias que estabelecemos. Com isso, acreditamos que podemos promover um engajamento real e efetivo em prol de um futuro melhor”, completa.
Os vencedores em cada categoria foram:
CUSTO DE ATÉ 50 MIL
Festival Ambienta – Música, Arte e Meio Ambiente (Sonique Produções)
O Festival Ambienta promove a conscientização ambiental por meio da música e das artes. A terceira edição, realizada em Belém no mês de junho, inclui atrações nacionais e locais, oficinas de instrumentos com material reciclável e um fórum sobre música e sustentabilidade.
A iniciativa visa aumentar o impacto ambiental positivo e engajar o público nas causas ecológicas.
Móveis Circulares (We Stand)
O projeto conecta expositores de eventos a ONGs e comunidades em situação de vulnerabilidade, destinando móveis usados para famílias carentes.
Com foco em sustentabilidade, a iniciativa promove a regeneração ambiental e a logística reversa, oferecendo o selo Carbono B para empresas participantes e impactando milhares de famílias no Brasil.
Festa Oboé: Conectando Entretenimento e Impacto Positivo (Agência Fishfire)
A Festa Oboé, que celebra a cultura brasileira, adota práticas ESG para promover impactos positivos. Entre as ações, destacam-se a reciclagem, neutralização de carbono, consumo responsável de água, inclusão social (como a contratação de mulheres trans) e apoio a pequenos empreendedores.
A sustentabilidade e a ética são centrais no evento, com políticas para garantir um impacto duradouro.
CUSTO ACIMA DE 50 MIL
Tardezinha 2023 (Paz & Bem Entretenimento)
A Turnê Tardezinha, idealizada pelo cantor Thiaguinho e o ator Rafael Zulu, implementou ações ESG em shows pelo Brasil, como a gestão de resíduos sólidos, combate ao assédio sexual (com o programa Tardezinha Segura) e iniciativas de inclusão (como acessibilidade e atendimento para PCDs).
Além disso, a turnê impactou comunidades locais com projetos de energia renovável e segurança alimentar, reforçando a sustentabilidade em cada edição.
Lace o Respeito (Diverti Eventos)
A campanha “Lace o Respeito” visa combater o assédio, homofobia e racismo em eventos. Com tendas de acolhimento e treinamentos para colaboradores, o projeto cria ambientes seguros e inclusivos.
A iniciativa, que já foi expandida para eventos como o Caldas Country e o Carnaval de São Paulo, busca educar e prevenir, promovendo respeito e acolhimento em larga escala.
Rock in Rio – Gestão de Resíduos e Benefícios Sociais
O Rock in Rio 2024 focou na gestão sustentável de resíduos, com a adoção de copos reutilizáveis e a participação ativa do público na separação dos resíduos.
A iniciativa busca atingir a meta de “lixo zero” até 2030, colaborando com cooperativas de reciclagem e garantindo a destinação adequada dos resíduos. O evento também gera renda para catadores, promovendo inclusão social e ambiental.